Tijolos sustentáveis na construção e no paisagismo

Em busca de ideias sustentáveis para construir ou decorar a casa? Então conheça os tijolos ecológicos. Práticos, modernos e menos danosos ao meio ambiente,…

Por Isabella Moretti em 26/01/2012

Tijolo ecológico

Em busca de ideias sustentáveis para construir ou decorar a casa? Então conheça os tijolos ecológicos. Práticos, modernos e menos danosos ao meio ambiente, eles enriquecem o visual da casa e garantem uma estrutura resistente para a moradia.

O tijolo ecológico é diferente do convencional porque possui etapas de fabricação que não liberam tantos poluentes no planeta. As empresas que já investem no produto assumem que a grande vantagem está no final do processo, quando as peças não precisam ser levadas ao forno para serem cozidos à lenha. Enfim, menos poluentes e mais vida para a Terra.

Na construção

Parede erguida com tijolos ecológicos

Ao substituir o tijolo convencional pelo ecológico, o usuário conta com inúmeras vantagens. As peças garantem maior estabilidade e segurança à estrutura, além da economia de até 70% com o uso de argamassa e concreto. O formato do tijolo ecológico acaba sendo mais vantajoso, com furos estratégicos que facilitam o encaixe.

Os blocos classificados como sustentáveis cumprem com a proposta de durabilidade, resistindo até seis vezes mais do que os convencionais. Eles contribuem ainda com o isolamento térmico e acústico, tornando os espaços fechados mais agradáveis. As instalações hidráulicas e elétricas também podem ser realizadas com maior facilidade por causa dos furos.

Os tijolos ecológicos são viáveis porque reduzem o desperdício de uma obra e cumprem perfeitamente com a tarefa de estruturar o imóvel, dispensando o uso de pilares e vigas.

No paisagismo

Vasos e abrigos para passarinhos com tijolos sustentáveis

Os tijolinhos que assumem caráter ecológico na hora de erguer uma casa também podem ser usados na decoração. As peças podem servir para decorar as paredes internas, preservando o efeito rústico que está ligado ao material. No exterior da casa, os blocos conseguem interagir com os elementos paisagistas em belíssimas composições.

Em um jardim ou varanda, é possível montar uma estrutura vertical com tijolos sustentáveis e incluir vasos suspensos que aproveitam o formato das peças. Nestes pequenos recipientes, o morador pode cultivar plantas e inovar o visual da casa com uma proposta totalmente verde.

Além de servir para fazer vasos, os blocos também podem ser inseridos no jardim na forma de comedouros e bebedouros para pássaros. As peças caracterizadas pelas dimensões semicirculares funcionam perfeitamente para a montagem de cascatas, criando um belo efeito com a água da chuva.

Depois de conhecer as vantagens do tijolo ecológico, procure inseri-lo nos ambientes.

 

 

Top