Como ensinar a criança a não falar palavrão

Como ensinar a criança a não falar palavrão é mesmo uma questão difícil de lidar, sendo que os próprios pais não conseguem evitar as…

Como ensinar a criança a não falar palavrão é mesmo uma questão difícil de lidar, sendo que os próprios pais não conseguem evitar as expressões de baixo calão, diante de situações inesperadas. No trânsito, no trabalho, no jogo de futebol, em casa…. Quem nunca soltou um palavrão? O problema é que, na maioria das vezes, adultos reagem rápido e não se dão conta de que a criança vive por perto e tem nos pais um exemplo a seguir. O resultado é que os pequenos acabam por repetir o comportamento dos adultos e passam a incorporar as expressões ao vocabulário. Aí, este é um problema sério! Saiba o que fazer quando o seu filho fala palavrão.

Como ensinar a criança a não falar palavrão. (Imagem: Divulgação).

Como ensinar a criança a não falar palavrão. Acabe com o mal comportamento!

Entre os 5 ou 6 anos de idade é a fase ideal para aprender a Como ensinar a criança a não falar palavrão. Esta é o período mais comum em que as crianças costumam deixar escapar um palavrão, seja em casa ou na escola. Mas o curioso é que, até os 8 anos de idade, elas ainda não conseguem interpretar o sentido de uma expressão de baixo calão. Segundo psicólogos, os pequenos apenas reproduzem o palavrão, apenas para chamara atenção. Diferentemente dos adultos, o palavrão não vem carregado de significados, como uma reação a um descontentamento ou a uma situação incômoda.

Quando o seu filho fala palavrão, nesta fase, portanto, ele não entende o que está falando, ou seja, a criança apenas imita o comportamento dos adultos. O que chama a atenção ainda é que não importa o hábito em que a família costuma falar palavrões perto das crianças, pois elas acabam repetindo as expressões, de qualquer maneira. A partir dos 8 anos de idade, os psicólogos afirmam que criança falando palavrão é um grande problema. Esta é a idade em que começam a assimilar o sentido real da palavra. A seguir, confira as dicas de Como ensinar a criança a não falar palavrão.

Dicas para evitar que seu filho fale palavrão

O adulto é como um espelho para as crianças, então se ela escutar palavrões vai repetir. (Imagem: Divulgação).

A primeira dica para evitar que seu filho fale palavrão é mudar o seu próprio hábito, ou seja, dê exemplos e retire do seu vocabulário as palavras de baixo calão. Assim, vai evitar que ele as repita.

Também é muito importante conversar e explicar o quanto é feia e inapropriado falar tais palavras. Caso ninguém fale em casa e a criança falar algum palavrão é preciso perguntar onde ouviu, com quem aprendeu… e acompanhar de perto.

Meu filho está falando palavrão, e agora?

O mais aconselhável é conversar com a criança e explicar com calma para fazer ela entender que isso não é correto. (Imagem: Divulgação).

Se você flagrar a criança falando palavrão, não reaja com uma risada, fique sério e a repreenda. É importante não estimular o mau comportamento. Em seguida, explique porque não é legal falar tais expressões. Calmamente, conserve com seu filho e diga que as palavras são carregadas de ofensas e os xingamentos podem magoar ou ofender uma outra pessoa. Segundo os psicólogos, este é o tipo de comportamento que ensina a criança e logo o seu filho irá se cansar de falar palavrão.

Mude a expressão!

As atitudes não mudam do dia para a noite, então é preciso se policiar com o que fala perto das crianças para que não copiem. (Imagem: Divulgação).

Ficar nervosos é comum diante de situações do dia a dia e, com as crianças, não é diferente. Tente substituir os palavrões por palavras menos carregadas. Por exemplo, se o seu filho ficar nervoso por algo não está dando certo, como durante uma brincadeira ou na hora de estudar, ensine a ele outras expressões: “Que coisa!”, “Ai, meu deus”… são opções e alternativas mais engraçadas e farão com que a criança deixe de falar palavrão.  Agora, se nenhuma das dicas está surtindo efeito, então, é preciso impor limites.

Para que seu filho desista de vez das palavras de baixo calão recorra a disciplina, reprima com um simples castigo, como deixa-lo num local sozinho, por pouco tempo, para repensar a atitude.

Gostou das dicas de Como ensinar a criança a não falar palavrão? Então, agora, e com você. Boa sorte!

 

Top