Terapia de casal: o que é, quando recorrer

A terapia de casal pode resolver conflitos  de um casamento em crise. As separações conjugais aumentaram cerca de 20% nos últimos anos no país,…

A terapia de casal pode resolver conflitos  de um casamento em crise. As separações conjugais aumentaram cerca de 20% nos últimos anos no país, de acordo com dados do Censo 2010. De 2000 até 2010, o número de pessoas envolvidas em algum tipo de separação passou de 11,9% para 14,6%. Saiba mais sobre o que é terapia de casal e quando recorrer a ela.

A terapia de casal pode ajudar a melhorar a relação. (Foto: divulgação)

Terapia de casal

A terapia de casal ou terapia conjugal é um tipo de psicoterapia na qual os parceiros participam com o objetivo de resolver as dificuldades específicas que estão vivendo. Ela pode ajudar o casal a organizar de novo o casamento, namoro e também noivado que estava prestes a acabar.

Na psicoterapia de casais, o profissional tenta descobrir onde as coisas estão dando errado e procura formas de melhorar. Não se trata de algo mágico para consertar a situação, mas um canal para que o casal passe a entende melhor suas dificuldades.

A terapia ajuda o casal a entender melhor a relação. (Foto: divulgação)

Quando recorrer a terapia de casal

Apesar do número de divórcios ser grande, o casamento é um compromisso que continua em alta, uma opção apreciada por um grande número de pessoas de todo o mundo. Essa relação implica na intimidade e coabitação, apesar de ser vista por muitos como um contrato.

Quando as coisas não vão bem e são diferentes do que dizem os contos de fada, muitos casais não olham para as divergências. Dessa forma, passam a viver uma mentira e levam a diante uma história de infelicidade. Existem também casais que resolvem se separar sem sequer ter optado pela ajuda de profissionais capacitados nessa área.

Continuar Lendo  Saiba como superar o medo de dirigir

A principal queixa dos casais é a falta de cumplicidade, de companheirismo. Não se trata apenas de sentimentos e pensamentos, mas também de decisões. As frustrações crescem dia após dia, o que faz com que o casal comece a entrar em conflitos e brigas constantes. O grande problema é que a maioria dos casais que procura ajuda já está prestes a se divorciar.

A terapia não funciona somente para casais em crise, mas também para aqueles que desejam se conhecer melhor e conhecer os desejos do parceiro. Portanto, não existe momento certo para começar a terapia. O ideal é que seja feita o quanto antes para evitar que coloque em risco a relação.

A terapia de casal pode salvar o casamento. (Foto: divulgação)

A terapia de casal é uma excelente opção para quem está tentando melhorar ainda mais a relação e acabar com os conflitos. Pedir a ajuda de um especialista pode melhorar o relacionamento e evitar um divórcio.

Top