Erros comuns ao cuidar de cabelos secos

O ressecamento dos fios pode ter inúmeras causas. Basicamente, os cabelos perderam água, gordura e nutrientes. Então, eles ficam secos, sem vida e, em…

O ressecamento dos fios pode ter inúmeras causas. Basicamente, os cabelos perderam água, gordura e nutrientes. Então, eles ficam secos, sem vida e, em casos mais graves, quebradiços. Existem pessoas que têm certa propensão aos fios ressecados. Outras, porém, investiram em procedimentos de beleza que tiveram como resultado os cabelos ressecados. Também é importante chamar a atenção para os agentes externos naturais, como sol, vento e mar, além dos produtos presentes na água de piscinas. Isso tudo sem citar, ainda, a alimentação inadequada, que é refletida, entre outros, na aparência dos cabelos e da pele. A consequência mais recorrente, diante de todos estes fatores, é o ressecamento dos cabelos. Para reverter a situação, muitas pessoas acabam fazendo mal uso de alguns produtos. Também há os casos de total desleixo. Confira quais são os erros mais comuns ao cuidar de cabelos secos.

Os cabelos secos ficam opacos, sem vida e podem se tornar quebradiços (Foto: Divulgação)

Cuidados diários

Como sempre, é bom lembrar que shampoos e condicionadores nunca devem ser de qualquer espécie. É preciso escolher produtos adequados aos cabelos secos, pois eles contêm substâncias que hidratam e ajudam a restaurar os fios. Por mais seco que o cabelo esteja, nunca se deve aplicar o condicionador na raiz. Após a lavagem, é válido investir em um leave-in que corresponda às necessidades de cada um. Se o dia a dia inclui exposição ao sol, é indicado usar um produto que contenha proteção solar. Entretanto, é importante ter atenção com o tipo de finalizador.

É um erro usar chapinhas e secadores, sem proteção ou com produtos inadequados (Foto: Divulgação)

Sabemos que o uso de chapinhas e secadores piora o problema do ressecamento. Se, ainda, estes aparelhos forem inevitáveis, não se pode aplicar qualquer tipo de óleo ou creme, antes deles. Deve-se apostar em produtos termoativados. Caso contrário, o cabelo irá fritar, literalmente, em especial com a chapinha. Este é um dos principais erros ao cuidar de cabelos secos.

Leia Também:  Roupa de cama para o inverno: como escolher

Tratamentos para cabelos secos

Cabelos quebradiços precisam de tratamentos mais eficazes (Foto: Divulgação)

Os produtos para tratamento de cabelos secos devem ser adequados e usados de acordo com as instruções de cada um. É um grande erro usar o próprio condicionador nos fios, após a lavagem, imaginando que este irá hidratar os cabelos. Deve-se investir em cremes que abrem as cutículas, devolvem água e gordura aos fios, fechando-as, em seguida. As máscaras de hidratação devolvem umidade às madeixas e devem ser aplicadas, semanalmente. Já os nutrientes necessários devem ser repostos com cauterização e outros procedimentos, feitos em salões de beleza. Quem tem os fios extremamente ressecados não pode errar com os cuidados, fazendo apenas hidratações simples e caseiras. É preciso reestruturá-los, também. Em caso de dúvidas, é sempre válido procurar a ajuda de um profissional, pois este irá avaliar o grau de desidratação dos cabelos, indicando os cuidados e tratamentos necessários.

Veja como fazer a hidratação: Hidratação para cabelos secos

Saiba como tratá-los: Tratamento para cabelo ressecado

Top