Ar condicionado faz mal?

Durante a época mais quente do ano, muitas pessoas recorrem ao uso do ar condicionado para refrescar o ambiente. No entanto, existem muitos mitos…

Durante a época mais quente do ano, muitas pessoas recorrem ao uso do ar condicionado para refrescar o ambiente. No entanto, existem muitos mitos a respeito desse eletrodoméstico, em especial, que ele pode fazer mal à saúde. Assim, separamos abaixo algumas informações que ajudarão a responder a pergunta: ar condicionado faz mal?

Saiba onde comprar o ar condicionado portátil.

A manutenção rotineira do ar condicionado é essencial para prevenir doenças respiratórias. (Foto: divulgação)

O ar condicionado é visto por muitos, como um vilão

O ar condicionado é uma das melhores formas de combater o calor excessivo, durante o verão. A diminuição da temperatura provocada pelo aparelho, ocorre através da troca de ar da umidade do ambiente. Devido a isso, ele pode manifestar alguns problemas na vida das pessoas e é o motivo que o levou a ser visto como vilão.

Manifestações comuns do uso frequente do ar condicionado

Com o ar condicionado retira a umidade do ambiente para conseguir refrigerar o ar, isso pode trazer algumas consequências à saúde dos indivíduos que o utiliza. Com o ar seco, as vias aéreas ficam prejudicadas e irritadas e ainda colabora com a queda da imunidade (sistema de defesa) em alguns indivíduos suscetíveis.

Saiba se o ar condicionado faz mal à saúde das pessoas. (Foto: divulgação)

Saiba como evitar o problema da queda da umidade

A queda da umidade ocasionada pelo ar condicionado, pode ser prevenida através da adoção de algumas atitudes. A mais importante delas é deixar vasilhas de água no ambiente em que o ar condicionado está funcionando. Isso faz com que a umidade do ar de mantenha entre 50% a 60%, de modo a evitar as consequências.

Leia Também:  Implante De Cabelo - Quanto Custa, Procedimento

A conservação do aparelho é primordial

A boa conservação do ar condicionado é muito importante para garantir um bom funcionamento, além de prevenir o desenvolvimento de problemas futuros. Isso porque a não limpeza regular do aparelho, resulta no acúmulo de partículas poluentes, fungos e bactérias em seu filtro. Com o tempo, esse acúmulo interfere na qualidade do ar, o qual pode se tonar maléfico do que o encontrado em ambientes externos.

Um fator contribuinte para o desenvolvimento de doenças respiratórias

Em escritórios, é muito comum ocorrer a proliferação de vírus, em especial, da gripe. Isso se deve, principalmente, pela pouca manutenção do equipamento. Devido a isso, a transmissão da doença se intensifica nos ambientes fechados e que fazem uso do ar condicionado. Especialistas afirmam que além da gripe, outras doenças respiratórias podem ser transmitidas.

Muitas famílias utilizam o ar condicionado para refrescar o calor. (Foto: divulgação)

O frequente uso inadequado do ar condicionado pode favorecer a proliferação de vírus e bactérias que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. Devido a isso, muitas pessoas acreditam que o ar condicionado pode fazer mal a saúde. Após conhecer um pouco mais sobre esse aparelho tão comum em nosso meio, basta seguir as orientações e obter os benefícios do deu uso.

Saiba como escolher o ar condicionado ideal.

Top