Soja é Saudável: Saiba mais sobre esse Grão e Aprenda uma Receita Saborosa

A soja é um alimento muito popular por ser conhecida como um alimento funcional, que combate e previne diversas doenças. O grão originário do…

Por Editorial MDT em 07/09/2011

A soja é um alimento muito popular por ser conhecida como um alimento funcional, que combate e previne diversas doenças. O grão originário do Japão já era utilizado na cozinha chinesa desde o século XI A.C., e chegou ao ocidente há alguns anos. Rico em proteínas, o grão é da família das leguminosas como o feijão, ervilha, grão de bico e lentilha.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos EUA que produzem 32% da soja mundial.

O alimento adquire 10 (dez) aminoácidos que são essenciais ao organismo, além de possuir ácidos graxos poliinsaturados como o ômega seis e ômega trés, compostos fitoquímicos como saponinas e fitatos. A soja ainda contém antioxidantes que lhe garante a posição de eliminadora de radicais livres, além de ser fonte de minerais como, por exemplo, vitaminas como A, C, E, do complexo B, fósforo, potássio, magnésio, manganês, cobre, ferro, enxofre e cloro. Fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e que captam partículas de gordura para que não sejam absorvidas pelo organismo.

O grão também possui isoflavona. O composto orgânico gera muita polêmica, pois algumas pesquisas afirmam que ele torna as arterias mais flexíveis e reduz o risco do aparecimento da arteriosclerose, além de combater o câncer. Outros estudos afirmam que o composto pode causar câncer quando consumido em excesso. A realidade é que a quantidade contida na soja não representa um risco em potencial a saúde.

O órgão americano FDA (Food and Drug Administration) publicou uma matéria anunciando que o consumo de produtos à base de soja trás benefícios ao coração. O consumo de apenas 25 gramas de proteína de soja por dia, reduz aproximadamente 33% do colesterol ruim, LDL e aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL. Esta quantidade de soja corresponde a 3 colheres de sopa de grão de soja cozido, a  ½ xícara de tofu, ou 1 xícara de chá de proteína texturizada de soja.

Além do coração, a ingestão de soja e derivados, ainda ajuda a prevenir o câncer de mama, colón e próstata e a atenuar os suores e as ondas de calor em mulheres na menopausa.

Existem vários alimentos à base de soja como o leite de soja, suco de soja, iogurte de soja, carne de soja, óleo de soja, chocolate de soja, tofu, shoyo, missô, entre outros.

Aprenda a fazer um delicioso Strogonoff de Soja:

Ingredientes:

1 pacote de soja em pedaços
1  litro de água
1/2 xícara de shoyo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 lata de extrato de tomate
1/4 xícara de conhaque
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
2 medidas da lata de água
1 Lata de creme de leite sem soro
100 gramas de cogumelos fatiados

Modo de preparo:

Separe a soja em dois recipientes. Em outro recipiente ferva 1 litro de água e o shoyo, em seguida cubra a soja com este caldo. Deixe-as hidratando por cerca de 30 minutos. Depois de cozidas amasse a soja com um espremedor de batatas e reserve.

Em uma panela, frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente a soja e refogue por 5 minutos, ou até que a soja fique com o sabor dos temperos. Adicione o conhaque e mexa bem, deixe ferver por mais 5 minutos e então, acrescente o extrato de tomate e as 2 medidas de água.

Deixe ferver por 15 minutos em fogo baixo, em seguida adicione o catchup e a mostarda. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro e os cogumelos. Sirva com arroz branco e batata palha.

Top