Terapia atenua sintomas da menopausa, diz estudo

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

Um novo estudo conduzido pelo Instituto de Psiquiatria do King’s College, na Inglaterra, terapia cognitiva comportamental pode reduzir os níveis de desconfortos da menopausa e ensinar a lidar melhor com eles. A pesquisa foi divulgada no jornalThe Guardian.

Os pesquisadores selecionaram 96 mulheres que haviam passado por tratamento de câncer de mama e não podiam investir em reposição hormonal para tratar os incômodos da menopausa. Elas foram divididas em dois grupos. Um grupo participou de consultas terapêuticas, as quais incluíam aprender a respirar de forma adequada e estratégias para lidar com as emoções. Já o outro lançou mão de tratamentos tradicionais.

Foi observado então, que as mulheres que passaram pela terapia descreveram redução expressiva dos sintomas em algumas semanas. Em seis meses, os sintomas típicos do incômodo, como ondas de calores e suor na madrugada não eram mais considerados como problemas. O temperamento, os padrões de sono e a qualidade de vida haviam aprimorado.

PUBLICIDADE

“Nós não sabemos exatamente como funcionam os calorões, mas sabemos que o estresse parece agravá-los. As mulheres que são mais ansiosas antes da menopausa podem ser mais propensas a tê-los”, disse  Myra Hunter, coordenadora do estudo.

As mulheres que devido ao suor, acordam na madrugada, por exemplo, possuem mais chances de voltar a dormir se aprenderem a sustentar a calma em vez de ficarem afligidas. Myra, acredita que a terapia ainda pode contribuir com mulheres saudáveis, até mesmo ao ler dicas em prontuários.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.