Dicas para evitar picadas de mosquitos

Como em nosso país o clima é quase sempre quente, estamos expostos ás picadas de mosquitos durante um longo período do ano. É no…

Por Editorial MDT em 23/11/2011

Como em nosso país o clima é quase sempre quente, estamos expostos ás picadas de mosquitos durante um longo período do ano. É no clima quente que esses insetos mais se alastram.

A preocupação para evitar que os mosquitos nos piquem vai além de apenas o incômodo da dor e coceira que podem provocar. Eles causam também doenças sérias, como a Dengue, a Febre Amarela e a Malária, entre outras.

Para pessoas que são alérgicas, os riscos são ainda maiores, pois uma simples picada pode ter uma reação exacerbada de inchaço e vermelhidão.

Devido a isso, separamos algumas dicas de como fazer para evitar as picadas e também como tratá-las.

Cuidados com as roupas 

1. Os mosquitos tem preferência por cores contrastadas. Por isso, evite roupas com tons escuros combinadas com peças claras.

2. Evite a utilização de roupas de tecidos finos, pois esses insetos conseguem perfurar o material.

3. O suor é um atrativo para esses insetos, é recomendado tomar banho frio após atividades físicas.

4. Outro atrativo para os mosquitos são os cheiros, ou seja, perfumes e desodorantes fortes. Dessa forma, é importante evitar as substâncias de forte odor.

Os repelentes naturais 

Não é difícil encontrar repelentes no mercado. Eles são muito bons para manter os insetos longe. Mas os repelentes naturais possuem diversas vantagens.

Uma dica de repelente natural é fazer uma loção a base de folhas de eucalipto. Adicione dez gotas de óleo de eucalipto a 50ml de óleo de jojoba, coco ou amêndoa. Aplique essa loção caseira a cada duas horas pela pele.

Prevenir ovos de mosquito

Para evitar que novos mosquitos surjam, é importante eliminar a água parada. Para isso, esvazie os recipientes de vasos de flores, baldes, calhas e pneus diariamente. É nesses locais que os mosquitos, após se alimentarem do sangue, costumam colocar seus ovos.

Tratamento da coceira

Um ótimo truque para diminuir a coceira após a picada do mosquito é a utilização do óleo de lavanda. Essa substância possui um composto natural que diminui o incômodo e a inflamação. Não é necessário passar uma grande quantidade da loção, apenas duas gotas são suficientes.

Para ajudar no tratamento pode-se adicionar 100g de gel aloe vera, gelado, ao óleo de lavanda. Essa mistura é muito eficiente.

Para evitar cicatrizes

A única forma de evitar a formação de cicatrizes nas lesões provocadas por mosquitos é não coçando a região. Dessa forma, você previne infecção do local e a formação da cicatriz. Uma boa dica é massagear o local com óleo de vitamina E diariamente, que diminui a sensação de incômodo.

Top