Perigos dos Alimentos Vencidos para a Saúde

Quantas vezes vamos ao supermercado e ao vermos uma promoção, pegamos o produto e nem conferimos a data de validade, e até mesmo, quando…

Quantas vezes vamos ao supermercado e ao vermos uma promoção, pegamos o produto e nem conferimos a data de validade, e até mesmo, quando chegamos à casa que olhamos e vemos que já passou da validade, se for poucos dias, nem ligamos. Mas você não imagina como pode estar prejudicando sua saúde, e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre estes perigos.

E pensando na saúde da população é que aqui no Brasil, desde o inicio dos anos 1980, há uma lei vigente que exige das indústrias de alimentos que imprimam, de forma visível nas embalagens, dados essenciais do produto, como datas de fabricação e validade, peso e lote. Então se você for comprar algum produto que esteja faltando algum desse item, se dirija ao gerente do local, e faça a reclamação.

Até mesmo alimentos com a data de vencimento, as empresas avalizam as características organolépticas do produto, ou seja, as características que podem ser compreendidas pelo consumidor, por meio dos sentidos humanos. Posteriormente há esse tempo, o produtor pode se desobrigar de qualquer responsabilidade sobre o alimento consumido. Então se você comprar um produto que já esteja com o prazo de validade vencido e causar algum dano a sua saúde, como uma intoxicação alimentar, não terá nem como reclamar.

Então já sabe se você não quer causar nenhum prejuízo a sua saúde, trouxemos algumas dicas que você pode estar seguindo:
No Supermercado:
•    Fiquem atentas as promoções. Na maioria das vezes, os produtos oferecidos estão perto da data de vencimento, portanto compre apenas o que realmente vai ser consumido dentro daquele tempo;
•    Confira sempre a temperatura das geladeiras. Para produtos congelados a temperatura ideal é de -18ºC e para refrigerados é de 8ºC;
•    Quando for escolher congelados, preste atenção na embalagem. Se estiver amolecida, umedecida ou com pedras de gelo na parte de baixo, deixe o produto no supermercado. Essas características podem significar que houve alteração na temperatura ideal do produto;
•    Deixe os refrigerados para o final das compras e, de preferência, transporte-os dentro de uma bolsa térmica direto para a sua geladeira. Esse trajeto deve ser feito em um período máximo de 30 minutos;
•    Se for possível, compre os refrigerados e congelados de 15 em 15 dias.

Leia Também:  Sinusite pode ser causada por problemas nos dentes

Assim, você corre menos risco de comprar um produto e não poder consumi-lo devido à data de validade porque há perigos dos alimentos vencidos para a saúde. Em Casa:
•    Quando for descongelar produtos que estão no freezer, coloque-os dentro da geladeira, pois o degelo deve ser gradual. Nunca os deixe em contato com a temperatura ambiente, já que tal atitude pode resultar em uma rápida deterioração.
•    O uso do micro-ondas só está liberado se você for consumir o produto logo após o degelo;
•    Alimentos descongelados e “recongelados” perdem água e com ela nutrientes, portanto retire da geladeira somente o que você vai usar naquele momento.

Top