Teoria dos jogos: o que é?

PUBLICIDADE

Teoria dos jogos é uma estratégia interessante e curiosa que serve para o comportamento das pessoas em situações variadas. Relacionada com a Matemática, a teoria dos jogos leva seus participantes a fazerem as melhores escolhas, inclusive sobre finanças. 

Certamente muito se fala da teoria dos jogos e da possibilidade de aprender conceitos e táticas, que ajudam no momento de se fazer investimentos arriscados, bem como os de renda variável. Por isso, saiba mais sobre essa teoria, o que é, quais são e muito mais, confira!

O que é a Teoria dos Jogos?

Teoria dos jogos é uma solução dentro da matemática utilizada de forma estratégica para avaliar situações diversas em que os envolvidos – chamados logicamente de jogadores – buscam sempre resultados melhores.

PUBLICIDADE

Com isso, é como se, na teoria dos jogos, as situações ocorressem em um meio social hipotético e com jogadores concorrendo entre si. Portanto, essa teoria é vista cientificamente como uma estratégia, ou ao menos uma forma útil de melhorar as atitudes dos participantes.

O que é a Teoria dos Jogos?
Fonte/Reprodução: original.

Essa base lógica da teoria dos jogos foi primeiramente elaborada pelos matemáticos Jhon Von Neumann e John Nash (daí que, você provavelmente, também verá o termo Equilíbrio de Nash).

Quais são os principais princípios da Teoria dos Jogos?

De início, vale entender que para a teoria dos jogos funcionar, é preciso relacionar com um cenário em que jogadores racionais interagem entre si. Cada participante tem suas jogadas, e estratégias. E o vencedor, na teoria dos jogos, ou a recompensa dele, irá depender destas estratégias.

Quais são os principais princípios da Teoria dos Jogos?
Fonte/Reprodução: original.

Assim, um dos princípios da teoria dos jogos, ou conceitos básicos, é que antes de tomar uma decisão, o jogador deve se colocar no lugar dos oponentes a fim de imaginar qual seria sua própria reação.

Então, isso leva a outro princípio da teoria dos jogos, sendo que as suas decisões não são independentes, mas feitas de várias ações em cadeia que se aproximam do equilíbrio.

Como a Teoria dos Jogos pode ser aplicada em várias situações?

Com tal perspectiva de o que é a teoria dos jogos, podemos dizer que ela se aplica em qualquer situação cotidiana, que é preciso tomar decisão. Veja estas 3 situações para usar a teoria dos jogos:

PUBLICIDADE

Teoria dos jogos na concorrência entre empresas

O que chamamos de jogo nessa teoria dos jogos, pode ser facilmente associada a duas empresas concorrentes em um mesmo nicho de mercado.

Aqui o importante é focar na tomada de decisões – termo não somente usado nesta teoria como também na administração de empresas. 

A teoria dos jogos na concorrência de empresas tem como base, então, o princípio de imaginar a reação da empresa adversária diante uma ação sua. Nesse sentido, vale estudar a interessante equação numérica explicada por essa teoria.

Teoria dos Jogos na administração

Por outro lado, a mesma teoria dos jogos vale para um cenário interno, em que uma empresa precisa alterar o preço de seu produto, por exemplo. Isso aumentaria as vendas. Porém, se você usar a teoria dos jogos antes, conclui que seu concorrente pode também diminuir o preço e gerar, no caso, prejuízo.

Teoria dos Jogos nos investimentos

Aplique a teoria dos jogos no seu dia a dia como um investidor. Para isso, é preciso primeiro, traçar seus objetivos. Em seguida, é entender qual seu perfil de investidor, para então, acompanhar o mercado conforme os ganhos que deseja obter.

Teoria dos jogos na Política

A mais conhecida e interessante forma de usar a teoria dos jogos é na Política, onde é possível realizar alianças entre partidos, por exemplo. Ou até mesmo pôr fim a conflitos e manter a paz.

A teoria dos jogos na Política pode ser dividida em dois conceitos: Teoria da Paz (usada pela ONU) e Valor de Shapley (mostra as vantagens para cada jogador, nesse caso o país, partidos, etc, ao cooperarem diante de um conflito).

Qual é o papel da Teoria dos Jogos na economia?

A teoria dos jogos seja talvez mais bem aproveitada na economia. Aliás, a teoria dos jogos foi um exemplo clássico em momentos passados na história da economia, como por exemplo, na economia neoclássica.

Antigamente, as pessoas tinham dificuldade com o empreendedorismo e não conseguiam entender como funcionava a concorrência imperfeita. Mas a novidade da teoria dos jogos conseguiu relacionar o processo de mercado com o comportamento, ou ação, de um indivíduo. 

Não é à toa que a teoria dos jogos é um guia para os negócios, quando se olha para a oferta e a demanda. Bem como para as finanças, e até mesmo antes de investir no mercado de ações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.