Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados

Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados é o que você vai conferir na matéria a seguir, que traz várias…

Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados é o que você vai conferir na matéria a seguir, que traz várias dicas e conteúdos para ajudar quem participará da nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio, no final do ano.

Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados (Foto Ilustrativa)

Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados (Foto Ilustrativa)

Interessado em fazer curso superior em alguma das principais universidades federais do Brasil? Querendo solicitar financiamento estudantil através do Fies? Deseja concorrer às bolsas de estudo do ProUni?

Então, você precisa ter um ótimo desempenho no Enem 2016, já que as notas do exame são utilizadas para tudo isso que comentamos acima e ainda para várias outras coisas (concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos, ingressar em universidades privadas substituindo o vestibular tradicional, etc).

Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados

As aulas online grátis estão disponíveis através do YouTube e outras plataformas de vídeo (Foto Ilustrativa)

As aulas online grátis estão disponíveis através do YouTube e outras plataformas de vídeo (Foto Ilustrativa)

Várias dicas de preparação para o Enem 2016 podem contribuir bastante para você tirar ótimas notas no Enem, como começar a estudar com antecedência, criar planos de estudo e seguí-los à risca, participar de grupos de estudo e fazer um cursinho preparatório para Enem.

Algo que também pode ajudar bastante é acompanhar vídeo-aulas para Enem, muitas delas gratuitas, disponíveis na internet. Geralmente, essas vídeo-aulas são disponibilizadas por professores experientes, facilitando bastante a compreensão das matérias que caem no Enem.

O mesmo pode se dizer dos simulados Enem, através dos quais você testa seus conhecimentos e verifica em quais disciplinas precisa reforçar os estudos, além de conferir como são cobradas as questões no tradicional exame.

Vídeo-aulas gratuitas para Enem 2016

Confira, a seguir, algumas vídeo-aulas gratuitas Enem 2016 que podem ser bastante úteis na sua preparação.

No vídeo abaixo, você confere várias dicas para a prova de Matemática do Enem, incluindo conteúdos como razão, proporção, porcentagem, regra de três e funções, entre outros temas.

Querendo reforçar os estudos em Biologia para o Enem? Então, não deixe de conferir a vídeo-aula abaixo, que traz muitas dicas principalmente para quem vai se candidatar ao curso de Medicina, por exemplo.

Produção de energia, combustíveis fósseis e renováveis, características químicas da água, acidez, produção de álcool e camada de ozônio são apenas alguns dos temas desta aula de Química para Enem.

Aceleração gravitacional, Leis de Kepler, ondas, oscilação, fenômenos térmicos, energia e potência estão entre os temas abordados na vídeo-aula abaixo, para a disciplina de Física.

Quer saber o que estudar de Geografia para o Enem 2016? Confira as dicas e alguns conteúdos na vídeo-aula grátis a seguir.

Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são cobradas algumas questões de História, e se você quer se preparar bem para elas, assista à aula online abaixo.

As questões de Língua Portuguesa e Literatura têm um grande peso no Enem. Por isso, é fundamental estar bem preparado para elas, e para ajudar nos seus estudos, confira essa vídeo-aula:

Escolheu a prova de inglês para o Enem 2016? Algumas dicas para ajudar nos estudos estão nessa próxima aula a distância.

Optou pelo espanhol na prova de língua estrangeira do Enem? Algumas dicas sobre o que você encontrará nos testes estão nessa vídeo-aula:

A temida prova de redação do Enem não fica mais tão assustadora se você estiver bem preparado para ela. Na vídeo-aula a seguir, você fica por dentro de algumas dicas para arrasar na redação e tirar uma ótima nota.

Simulados online grátis Enem 2016

Pela internet você também consegue fazer vários simulados gratuitos (Foto Ilustrativa)

Pela internet você também consegue fazer vários simulados gratuitos (Foto Ilustrativa)

Depois de assistir a algumas aulas grátis para Enem, acima, e de estudar em casa, que tal fazer um simulado online gratuito Enem 2016, para saber como está o seu nível de preparação?

Além dos simulados organizados por escolas e cursinhos pré-vestibulares, você também pode testar seus conhecimentos através de vários simulados online, disponíveis atualmente, muitos deles gratuitos.

Alguns sites com simulados online grátis para Enem são:

Simulado Enem Brasil Escola

Simulado Enem Último Segundo

Simulado Enem Mundo Educação

Para aproveitar bem estes simulados, faça as questões com atenção, como se estivesse mesmo na sala de aula, na hora da prova, desligue o celular, o som e a TV e marque o tempo para resolver cada questão. Isso ajuda bastante a entrar no clima da prova e você já vai se acostumando a ficar concentrado.

Hora do Enem

O portal Hora do Enem traz recursos incríveis para quem quer estudar para o exame (Foto: Reprodução Hora do Enem)

O portal Hora do Enem traz recursos incríveis para quem quer estudar para o exame (Foto: Reprodução Hora do Enem)

Ainda não conhece a plataforma online Hora do Enem? Lançado recentemente pelo Ministério da Educação, o portal Hora do Enem traz aulas online para Enem gratuitas, simulados grátis e diversos materiais de estudo gratuitos, tudo para que você se prepare ainda mais para a próxima edição do exame.

Acesse o site http://horadoenem.mec.gov.br e aproveite todas as ferramentas de estudo online que a plataforma disponibiliza (para usar alguns recursos, é necessário fazer um cadastro simples e gratuito).

Provas anteriores do Enem

Resolver provas anteriores do Enem também é algo interessante de se fazer, pois assim você pode conhecer o estilo das questões, produzir redações seguindo as orientações da banca e treinar o tempo de resolução das provas, para chegar afiado na data dos testes.

As provas antigas do Enem estão disponíveis no site do Inep.

Dicas de preparação para o Enem

Durante a preparação para o Enem, que deve começar bem antes das datas do Enem 2016 (dias 5 e 6 de novembro), a prioridade está em estudar as disciplinas que irão cair nas provas. Mas nem por isso você deve deixar a sua vida social de lado.

Separe alguns momentos do dia para relaxar, praticar atividades físicas, ouvir música, namorar, sair com os amigos, assistir TV, etc, pois isso também faz parte da preparação. De nada adianta ficar o dia inteiro estudando sem parar, pois você ficará cansado em pouco tempo e acabará nem mesmo assimilando os conteúdos estudados.

A dica é montar planos de estudo diários, já separando as horas nas quais você estará diante dos livros e reservando os momentos de lazer, e seguir essa agenda sempre, para que uma atividade não atrapalhe a outra.

Descanso, lazer e alimentação saudável também são essenciais para tirar uma boa nota no Enem (Foto Ilustrativa)

Descanso, lazer e alimentação saudável também são essenciais para tirar uma boa nota no Enem (Foto Ilustrativa)

Cuidados com a alimentação antes das provas do Enem

Para ir bem nas provas do Enem, você precisa estar calmo, preparado e concentrado, e a alimentação pode ajudar bastante nestes aspectos. O ideal é adotar uma alimentação saudável sempre, pois isso é ótimo para o corpo, como um todo.

Mas você deve prestar muita atenção, em especial, no dia anterior à prova e também na data dos testes, optando por alimentos leves e um cardápio balanceado. Também é bom evitar pular as refeições.

Frutas, verduras, legumes, saladas, peixes, arroz e feijão são alimentos interessantes para o dia do Enem.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.


Top