Saiba o que é uma Startup: Soluções inovadoras e empreendedorismo

Felipo Bellini 22/12/2021 Notícias

Quando o assunto é empreendedorismo as startups são sempre incluídas. Mesmo sendo bastante faladas atualmente, muitas pessoas ainda não sabem o que é uma startup e seus objetivos.

Pois uma startup consiste em uma empresa em seu modelo inicial, quase todas são capazes de empenhar propostas inovadoras e por isso são consideradas em potencial de crescimento rápido. Compreenda a partir de agora que é uma startup e seu papel no empreendedorismo atual.

O que é uma startup e seus principais conceitos?

Uma startup é um negócio ou empresa em  estágio inicial de negócio, esse modelo carrega uma proposta diferenciada e bastante inovadora, por isso toda startup é conhecida com um grande potencial para crescimento. Existem muitas áreas em que uma startup pode operar e geralmente elas usam a tecnologia em seus negócios. 

O termo startup origina-se do Vale do Silício, na Califórnia. Essa região é famosa por ser especializada em tecnologia e inovações. As startups ficaram famosas pelo mundo a partir da popularização da internet. Essa época foi responsável pelo grande fluxo de empresas vinculadas à internet na bolsa de valores. A maioria delas conseguiu atingir seus resultados e lucros.

Saiba o que é uma Startup Soluções inovadoras e empreendedorismo (2)

Fonte/Reprodução: original

Para ser conhecida como uma startup, o negócio deve seguir algumas características básicas. A maior delas é seguir um modelo inovador de negócios. Além disso, o negócio tem que ser considerado escalável, ou seja, conseguir desenvolver-se sem aumentar os custos. Ela precisa aumentar seu faturamento sem que suas despesas também cresçam. 

Por último, uma startup necessita contar com a flexibilidade e capacidade de adaptação. Toda empresa para ser uma startup de fato necessita de organização em seus processos com agilidade. O tempo é um fator determinante. 

Quais os tipos de uma startup?

Depois de saber de fato o que é uma startup, é necessário se inteirar dos seus tipos existentes no mercado. Os três tipos mais conhecidos atualmente são: Small Business Startup, Scalable Startup e Large Company Startup.

O primeiro tipo, Small Business Startup, é um modelo de negócio iniciante e em grande maioria familiar. O dono de uma Small Business não deseja expandir seus negócios, mas sim proporcionar conforto para seus familiares. Mesmo sendo um modelo de negócio pequeno e familiar, esse tipo de startup não deixa de movimentar a economia local.

Agora, empresas que vivem em torno do crescimento e querem atrair olhares de investidores são as Scalable Startup. Esse modelo demanda uma visão de crescimento como sua principal característica. Os empresários incluídos em uma Scalable procuram pela expansão incansavelmente.  

No modelo Large Company, o seu maior foco é a inovação. Elas não são criadas apenas para crescimento ou aprimoramento, mas para tornar o negócio cada vez mais único por conta de suas inovações.

Todas as empresas dentro deste modelo começam com propostas totalmente inovadoras e revolucionárias, e assim são conhecidas

Existem outros tipos de startups, mas esses três são os mais conhecidos e utilizados até o momento. Para criar uma startup de sucesso é necessário estar por dentro de seus modelos e características. 

Como funcionam as estratégias de empreendedorismo das startups?

As startups buscam por estratégias de empreendedorismo diferentes das utilizadas por companhias regulares. A principal delas é vender algo totalmente inovador para o mercado, por isso conseguem desenvolver-se de forma ágil e atingir seus objetivos.

As startups também seguem um modelo diferente de investimento, a maioria depende do capital de seus investidores. Por esse motivo os donos de startups contam com a influência de muitos de seus investidores nas decisões da pequena empresa.

Para conseguir que o dinheiro entre, os fundadores de uma startup necessitam de um bom planejamento e devem contar com criatividade, senso de urgência e um plano de negócios bem definido.  

Quando uma empresa deixa de ser uma startup?

Uma startup só deixa de ser considerada uma quando seu negócio consegue se solidificar com o início da receita,  ou seja, a partir do período em que esse modelo de negócios se torna totalmente sustentável, escalável e seja fonte de altos lucros.

Se isso demorar para acontecer, a startup precisa reinventar sua ideia principal para que não corra riscos de falência prematura. Por isso, toda startup necessita ter uma gestão para lidar com a imprevisibilidade do mercado.

 Para ser um bom fundador de startup, é necessário saber lidar com as mudanças de mercado com flexibilidade e utilizar todas as ferramentas possíveis de gestão empresarial.

Outros artigos

Decoração em Preto e Branco

13/03/2011

Decoração em Preto e Branco

Branco e preto é uma combinação básica e ao mesmo tempo eterna, está sempre na moda e sempre causa impacto. Porém, mesmo sendo cores básicas e neutras, para que ...

Curso Gratuito de Auxiliar de Vendas

18/03/2010

Curso Gratuito de Auxiliar de Vendas

O curso gratuito é uma oportunidade profissional viável para todas as pessoas, afinal, além de não pagar nada pela capacitação, consegue-se obter um currículo ma...