Quanto tempo para o auxílio-doença virar aposentadoria?

PUBLICIDADE

A aposentadoria é um sonho para milhares de brasileiros que trabalharam a vida toda, e muita das vezes esse benefício é adquirido por invalidez, pois infelizmente algumas pessoas sofrem algum tipo de limitação, e acabam por recorrer a essa opção devido a uma doença. Com o auxílio-doença, benefício a quem precisa se afastar da função por questão de saúde, muitos questionam como podem estar transformando o mesmo em aposentadoria.

Quem tem direito a solicitar revisão de auxílio-doença para aposentadoria? 

Para que o indivíduo recebedor de auxílio-doença possa pedir a aposentadoria, ele deve comprovar que não é mais capaz de exercer as funções de trabalho. Para isso, são feitos exames de modo a comprovar essa impossibilidade, e só assim comece a realizar os trâmites para a aposentadoria.

Quanto tempo para o auxílio-doença virar aposentadoria (2)
Fonte/Reprodução: original

Mas, muitas vezes essa conversão não é realizada, e o beneficiário acaba recebendo o auxílio-doença por mais de 10 anos, o que necessita de uma intervenção por um advogado para que possa ser convertido.

PUBLICIDADE

Como funciona a conversão de auxílio-doença para aposentadoria?

Na maioria dos casos, a conversão é realizada através de meios legais, com um advogado entrando com ação, para serem realizados os exames que comprovem a incapacidade da pessoa de trabalhar.

Para isso, o solicitante é avaliado por peritos médicos do próprio INSS, de maneira a se ter a constatação dessa incapacidade em questão.

Essa solicitação pode ser feita diretamente com o INSS, com uma simples petição com referência ao número da pessoa, e quando isso acontece, o órgão efetua a marcação da avaliação médica.

Há período mínimo de tempo com auxílio-doença para conversão em aposentadoria?

Não existe um tempo mínimo estipulado para que possa ser convertido em aposentadoria. Na maioria das vezes ela é solicitada quando o indivíduo já tem o conhecimento que não é mais capaz de exercer suas funções trabalhistas. Com isso ele acaba por tentar converter o benefício já que se tem o conhecimento de tal problema.

O INSS ajuda milhares de pessoas todos os anos, para que possam manter suas vidas após parar de trabalhar. Isso faz com que muita gente que usufrui do auxílio-doença solicite essa ação, e possam estar mais tranquilas quanto ao recebimento dos valores.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.