terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 06/12/2022 22:14:42
MundodasTribos

A aposentadoria é um sonho para milhares de brasileiros que trabalharam a vida toda, e muita das vezes esse benefício é adquirido por invalidez, pois infelizmente algumas pessoas sofrem algum tipo de limitação, e acabam por recorrer a essa opção devido a uma doença. Com o auxílio-doença, benefício a quem precisa se afastar da função por questão de saúde, muitos questionam como podem estar transformando o mesmo em aposentadoria.

O que este artigo aborda:

Quem tem direito a solicitar revisão de auxílio-doença para aposentadoria? 

Para que o indivíduo recebedor de auxílio-doença possa pedir a aposentadoria, ele deve comprovar que não é mais capaz de exercer as funções de trabalho. Para isso, são feitos exames de modo a comprovar essa impossibilidade, e só assim comece a realizar os trâmites para a aposentadoria.

Quanto tempo para o auxílio-doença virar aposentadoria (2)

Fonte/Reprodução: original

Mas, muitas vezes essa conversão não é realizada, e o beneficiário acaba recebendo o auxílio-doença por mais de 10 anos, o que necessita de uma intervenção por um advogado para que possa ser convertido.

Como funciona a conversão de auxílio-doença para aposentadoria?

Na maioria dos casos, a conversão é realizada através de meios legais, com um advogado entrando com ação, para serem realizados os exames que comprovem a incapacidade da pessoa de trabalhar.

Para isso, o solicitante é avaliado por peritos médicos do próprio INSS, de maneira a se ter a constatação dessa incapacidade em questão.

Essa solicitação pode ser feita diretamente com o INSS, com uma simples petição com referência ao número da pessoa, e quando isso acontece, o órgão efetua a marcação da avaliação médica.

Há período mínimo de tempo com auxílio-doença para conversão em aposentadoria?

Não existe um tempo mínimo estipulado para que possa ser convertido em aposentadoria. Na maioria das vezes ela é solicitada quando o indivíduo já tem o conhecimento que não é mais capaz de exercer suas funções trabalhistas. Com isso ele acaba por tentar converter o benefício já que se tem o conhecimento de tal problema.

O INSS ajuda milhares de pessoas todos os anos, para que possam manter suas vidas após parar de trabalhar. Isso faz com que muita gente que usufrui do auxílio-doença solicite essa ação, e possam estar mais tranquilas quanto ao recebimento dos valores.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cartão RioCard

Cartão RioCard

Curso de Inglês Grátis RJ SESI e SENAI Duque de Caxias

Curso de Inglês Grátis RJ SESI e SENAI Duque de Caxias

RH IG, Vagas e Empregos no IG

RH IG, Vagas e Empregos no IG

Curso Acupuntura Gratuito em SP

Curso Acupuntura Gratuito em SP

Eletrodomésticos Fast Shop

Eletrodomésticos Fast Shop

Recompensas por cada compra online no site Meliuz

Recompensas por cada compra online no site Meliuz