Taxa Para Casamento Civil 2011

PUBLICIDADE

Para que duas pessoas possam se unir em matrimônio, elas devem contar com o casamento civil. A partir da assinatura de um contrato elas se tornam casadas perante a lei e podem compartilhar bens na construção de uma família. Normalmente o casamento civil é um dos principais tópicos na lista de preparativos dos noivos.

Através do matrimônio registrado em cartório, a união fica sancionada e o casal é visto pela sociedade como marido e mulher. Há quem prefira gerar uma certidão de casamento simples do civil sem grandes festejos ou preparação, mas há também quem não dispense uma cerimônia religiosa e consagre o matrimônio de acordo com as crenças da religião.

Há séculos atrás o casamento civil era considerado algo indissolúvel, mas não demorou muito para que a lei do divórcio fosse sancionada no país e liberasse a separação dos casais. Até pouco tempo atrás o processo era demorado e cara, mas atualmente a papelada do divórcio pode ser assinada e autenticada em poucos dias, rompendo os laços matrimoniais.

PUBLICIDADE

Quem deseja casar em cartório e igreja precisa estar ciente de que o catolicismo não reconhece o divórcio, ou seja, uma vez casado numa cerimônia religiosa o casal está impedido de se separar até a morte de um cônjuge. Isso não tem funcionado na prática, mas a igreja católica não abriu mão das suas tradições.

O casamento civil no Brasil possui suas próprias regras, sendo monogâmico e não aceitando noivos menores de 16 anos. O código civil ainda coloca para os noivos os regimes de bens disponíveis para que a união possa ser consagrada, tal como comunhão total ou parcial de bens, comunhão de bens adquiridos e a separação total de bens.

Em outros países as normas de casamento civil são mais flexíveis e aceitam a união de pessoas do mesmo sexo. O Brasil ainda está evoluindo nesse sentido, mas há existe em todo mundo uma grande quantidade de casais homossexuais oficialmente casados e com direitos iguais ao de uma união heterossexual oficializada em cartório.

As pessoas que estão planejando casamento ficam em dúvida sobre quanto custa casar no civil, mas o fato é que a quantia varia de acordo com o cartório e cidade onde acontecera a união. Além de dispor de dinheiro para o pagamento da taxa, os noivos também precisam organizar uma cerimônia para a assinatura do contrato matrimonial de acordo com as regras do cartório.

PUBLICIDADE

Para oficializar um casamento no civil, é necessário que os noivos se comprometam com a assinatura de um livro de casamento. Testemunhas também precisam estar presentes no cartório para validar a união de um casal que deseja construir uma família e ter uma estabilidade.

Os casais que desejam casar no civil devem comparecer ao cartório com todos os documentos necessários e aguardar a análise dos dados. É nesse primeiro momento que já precisam pagar a taxa do casamento e em seguida agendar o melhor dia e hora para a assinatura do contrato matrimonial. Além da documentação dos noivos, também é necessário apresentar RG e CPF de cada uma das testemunhas. Lembrando que quem deseja casar na igreja também primeiramente deve oficializar no civil para depois participar de uma cerimônia religiosa.

PUBLICIDADE

Quem não sabe onde encontrar o melhor cartório pode acessar o site do Ministério da Justiça e fazer uma consulta online de acordo com a cidade e estado. Dessa forma fica mais fácil se informar sobre os endereços e telefones. Como as taxas de casamento civil 2011 variam de acordo com o cartório, é importante entrar em contato com a unidade do seu interessa para conhecer valores e critérios referentes ao agendamento. Acesse Portal MJ GOV.

Por exemplo, um casamento no cartório de Belo Horizonte cobra uma taxa de em média R$210,00 reais para agendar e emitir o contrato matrimonial.

PUBLICIDADE

Leia também:

4 Comentários

  • Olá Selma,

    Eu só acho que o valor é universal, mais procure informações no cartório de sua cidade.

    Att,

  • quanto tempo hoje leva para ficar pronto os proclamas a taxa dos cartórios do vale do paraiba são iguas aos de sÃO PAULO OU EXISTE UMA DIFERENÇA MAIOR

  • e pra separar é mais caro ainda.

  • um absurdo essa taxa, ate pra casar tem que pagar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.