Sugestões de Passeios no Paraguai

Situado na parte central da América do Sul, o Paraguai é um dos países que fazem fronteira com o Brasil. Este limite, conhecido fisicamente…

Situado na parte central da América do Sul, o Paraguai é um dos países que fazem fronteira com o Brasil. Este limite, conhecido fisicamente como Fronteira da Amizade e representado pela Ponte Internacional da Amizade, que liga a cidade de Foz do Iguaçu ao município paraguaio de Ciudad del Este, é marcado historicamente pela grande concentração de atividades comerciais. Muitos brasileiros vão ao Paraguai para fazer compras de produtos mais baratos. No entanto, mais do que um centro de compras, o país oferece opções turísticas ainda pouco exploradas.

Para os turistas que gostam de explorar a natureza, o Paraguai é uma boa opção devido à diversidade natural no que se refere à fauna e a flora locais. No país existem muitos parque nacionais, criados para garantir a preservação da natureza. O Parque Nacional Cerro Corá, localizado no Departamento de Amambay reserva, além de belas paisagens, algumas atrações históricas, como a coleção de pinturas rupestres. Para explorar o local, é possível contar com a ajuda de guias especializados, que acompanham os turistas nas diversas regiões do parque.

Ainda em relação à natureza, outra parada obrigatória para quem visita o Paraguai é o famoso Lago Ypacaraí, que possui diversas cidades à beira de sua extensão, como San Bernardino, que fica a aproximadamente 50 quilômetros de Assunção, a capital. Além de ser uma bela região, o lago é responsável pela formação de praias muito frequentadas pelos paraguaios durante o verão.

Cidades

Caso a intenção seja preparar um roteiro por cidades, aqui vão duas opções interessantes. Em Assunção, capital do país, é possível perceber a herança espanhola nas construções históricas que compõem o centro antigo da cidade, fundada em 1537. Entre os pontos turísticos, o viajante não pode deixar de conhecer o Palácio do Governo, um prédio peculiar que é conhecido por ter duas entradas oficiais, devido à dificuldade de definir qual é a parte da frente e qual é a parte de trás da construção. Apesar de a entrada no palácio não ser aberta a visitações, um passeio pelos arredores já é bastante interessante.

O Jardim Botânico de Assunção também é um ótimo destino, assim como a Casa de La Cultura, localizada em um casarão jesuíta, a Catedral Metropolitana e o monumento Panteón de Los Héroes Paraguayos, dedicado a todos aqueles que lutaram pelo país.

Outro município que deve ser incluído no roteiro é Encarnação, conhecido por ter uma boa estrutura para receber turistas. É lá que acontece o carnaval do país, comemorado anualmente no mês de fevereiro. A apenas 20 quilômetros do centro está localizada a Redução Jesuíta de Trinidad, ruínas do século XVII que são preservadas até hoje e fazem parte da lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Entre os passeios a serem feitos em Encarnação estão a Plaza de Armas, a Cidade Alta e a Cidade Baixa, conhecida pela grande oferta de produtos diversos, inclusive importados, e a Feira Municipal.

Top