Tatuagens de henna: perigos a saúde, saiba mais

Popular na cultura Hindu, a henna é utilizada em grandes festividades e até mesmo na hora dos casamentos, quando a noiva quer enfeitar os pés e as mãos como um sinal de “boa sorte”. No Oriente, a planta Lawsonia inermis (nome científico da henna) ficou famosa não só por ser usada como cosmético, mas também por suas propriedades terapêuticas e por ter ações antibióticas, além de funcionar como uma espécie de protetor solar da pele.

Leia mais sobre: Tintas para tatuagem de henna

As tatuagens de henna ficam em alta no verão (Foto: Divulgação)

Henna no Brasil

O uso da henna no Brasil é um pouco diferente, sendo muito popular para se fazer tatuagens provisórias para quem tem medo de marcar a pele eternamente, ou simplesmente quer se divertir com algo diferente durante o verão, pois essa prática é muito comum nas praias brasileiras.

Problemas ocasionados pelo uso da henna

Antes de fazer uma tatuagem de henna é necessário ficar atento, pois a composição do item pode ser alterada, já que alguns adicionam substâncias que podem fazer mal à saúde. Corantes e a parafenilenodiamina (produto que torna a secagem da henna mais rápida) são alguns desse itens que podem aumentar a sensibilidade alérgica da pele de quem faz uma tatuagem de henna.

As tatuagens de henna são lindas (Foto: Divulgação)

Atenção aos sintomas de alergias a henna

Se depois de fazer uma tatuagem de henna você sentir coceira, inflamação, descamações e formação de bolhas, é melhor remover com água corrente o produto da pele sem esfregar com força e procurar ajuda de um médico imediatamente. De modo geral, os especialistas receitam antialérgicos por via oral, creme ou pomadas para tratar o problema.

Saiba mais sobre: Tintas para tatuagem de henna

Alguns pontos a serem observados nas tatuagens de henna

A henna utilizada de modo natural em tatuagens não possui coloração preta, mas tons de marrom escuro, que vão desaparecendo da pele após duas semanas. Isso se os produtos utilizados forem de qualidade. E para aquelas pessoas com histórico de alergia é bom não arriscar e usar produtos que possam trazer problemas, como o caso da henna.

Reply