Sopa de cebola com pão de queijo

A cebola pode até não ser o alimento favorito de muita gente por causa de seu sabor forte, mas para quem gosta é uma…

Por Editorial MDT em 15/08/2012

A cebola pode até não ser o alimento favorito de muita gente por causa de seu sabor forte, mas para quem gosta é uma sorte saborear receitas com cebola. As pessoas que comem cerca de uma cebola por semana têm reduzidas em 14% o risco de ter um câncer. E quem consome duas cebolas a cada semana diminuem em 56% as chances de desenvolver um câncer na laringe, em 25% nos rins e em 43% nos ovários.

Cebola: aliada na prevenção do câncer (Foto: divulgação)

Para os verdadeiros fãs desse alimento, que comem uma cebola por dia, o risco de ter um câncer de boca diminui em 88% e o de ter a doença na região colorretal em 56%. Os benefícios da cebola não param por aí. Ela também combate bactérias que levam a problemas gástricos e a cárie e previne a ação de fungos, diminui os sintomas dos asmáticos e as chances de ter trombose. Presente em diversas combinações, a cebola também pode ser ingrediente de pratos mais elaborados como a sopa de cebola com pão e queijo. Veja como preparar e aproveite o sabor e os benefícios desse alimento.

 

O prato é levado ao forno para gratinar (Foto: divulgação)

Sopa de cebola com pão e queijo

Ingredientes

5 cebolas grandes cortadas em rodelas

Torradas de pão italiano passadas na manteiga

4 fatias de queijo mussarela

4 colheres (sopa) de queijo ralado

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

 1 tablete de caldo de legumes

 3 xícaras (chá) de água fervente

Pimenta a gosto

Noz-moscada a gosto

2 colheres (sopa) de orégano

Sal a gosto

Saiba mais: Curiosidade: por que a cebola faz chorar?

Sopa de cebola com pão e queijo (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma panela e doure um pouco a cebola. Misture a farinha e aguarde cozinhar durante dois minutos. Dissolva o caldo de legumes na água fervente e acrescente à farinha. Coloque a noz-moscada, a pimenta e o sal e deixe cozer no fogo brando, com a panela aberta, durante 20 minutos. Passe para quatro refratários individuais, ponha as torradas por cima e em seguida os queijos. Salpique o orégano e leve para gratinar em forno preaquecido na temperatura alta. Sirva quente a sopa de cebola e pão gratinada com queijo.

Confira também: Receita: Creme de Cebola

Top