Como fazer a criança parar de usar chupeta

Como fazer a criança parar de usar chupeta

A chupeta é um objeto muito usado para acalmar a criança. Muitas chegam a usá-la até 5 ou 6 anos de idade. Além disso,…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

A chupeta é um objeto muito usado para acalmar a criança. Muitas chegam a usá-la até 5 ou 6 anos de idade. Além disso, a chupeta também ajuda a criança a aliviar o estresse e se adaptar melhor aos novos desafios encontrados, como ir à escola ou fazer uma viagem longa. Porém, o uso prolongado desse objeto pode ser prejudicial para a saúde bucal do pequeno. Saiba mais sobre o assunto e veja como ajudar o filho a abandonar a chupeta.

O uso da chupeta pode ser prejudicial para a saúde bucal da criança. (Foto: divulgação)

Chupeta pode fazer mal a saúde bucal

Principalmente após os 3 anos, a chupeta é um objeto que não deveria mais fazer parte da vida das crianças. O problema é que a maioria dos pais não sabe o que fazer nesse momento. Pois afirmamos que essa é a hora de impor limite e acabar com esse hábito, para o bem do seu filho.

A boca da criança não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa o espaço que deveria ficar vazio. Dependendo da duração e da intensidade com que o pequeno usa a chupeta, poderá ter problemas nos dentes, como a mordida aberta, que dificulta também a fala.

Além disso, existe o risco de sofrer uma alteração na arcada dentária. Os pais devem ensinar a criança a dormir com a boca livre. É preciso muita força de vontade e determinação para a retirada. Os pequenos gostam de ouvir histórias antes de dormir. Aproveite esse momento para que elas se esqueçam das chupetas.

Os brinquedos são excelentes opções para retirar a chupeta. (Foto: divulgação)

Como fazer a criança parar de usar chupeta

1. Diminua aos poucos os momentos de permissão para o uso da chupeta;

2. Restrinja a chupeta somente para os momentos mais críticos do dia, como quando a criança está doente ou na hora de dormir;

3. A criança pode ser premiada por não usar a chupeta, porém prefira as brincadeiras e passeios, não dê a ela doces para largar esse hábito;

4. Reforce a ideia de que as crianças mais velhas não usam chupeta, elas gostam de se sentirem mais velhas;

5. Incentive a criança a dar as chupetas para outra pessoa, nem que seja para o coelhinho da páscoa ou para o papai noel. Depois que ela der, faça de tudo para que não volte atrás;

6. Converse com outras pessoas para saber as técnicas que usaram para seus filhos largarem a chupeta;

7. Invista nas mudanças na hora de dormir como ouvir uma musica, contar uma história e dar um bichinho de pelúcia para fazer companhia. Dessa forma a criança poderá se sentir mais segura e esquecer a chupeta.

Contar historinhas para a criança pode fazer com que ela esqueça da chupeta. (Foto: divulgação)

Muitos mitos e verdades sobre o uso de chupetas  são criados. O fato é que o uso prolongado desse objeto pode ser prejudicial para a fala e também para a saúde bucal da criança. Os pais devem retirar a chupeta aos poucos para que esse momento não seja traumatizante para o pequeno.

Top