Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Sono excessivo: causas

Sono excessivo: causas

O sono em excesso pode ser prejudicial à saúde e ao rendimento do trabalho durante o dia. A disfunção do sono excessivo não tem uma causa específica, mas pode ser decorrente do uso de medicações ou sintomas de outra patologia. Sentir sono a qualquer hora do dia ou ainda a sensação de cansaço, falta de atenção e concentração são sintomas que interferem em qualquer atividade que a pessoa realize, ou seja, trabalho, estudos e relacionamentos da vida.

As horas de sono representam um terço de toda vida

Causa do sono em excesso

  • Estresse

Este fator pode mudar a qualidade do sono ao longo da noite.

  • Apnéia do sono

Reduz o tempo de sono profundo por causa das paradas respiratórias.

  • Fadiga

O cansaço faz com que haja um aumento de tempo para a recuperação do organismo.

  • Depressão

O sono pode ser utilizado como uma forma de fugir de alguns problemas.

  • Horas de sono insuficiente

A necessidade de sono por noite varia com o passar dos anos; algumas pessoas que sentem-se descansadas com 6 horas, podem passar a precisar de 8 ou apenas 5 sejam suficientes, sem que exista qualquer doença.

A narcolepsia é um problema de excesso de sono
  • Uso de medicamentos

Há alguns remédios, como os antialérgicos que aumentam a sonolência.

  • Uso de álcool e drogas

Estes levam a modificação química que faz com que o sistema nervoso procure descansar e se proteger através do sono.

A doença narcolepsia

A narcolepsia é uma característica do excesso de sono, onde o sono pode chegar a acontecer em qualquer momento, independente da situação onde o indivíduo se encontre. Essa doença é causada por uma alteração genética e atinge cerca de 40 mil brasileiros. Os sintomas da narcolepsia são perda súbita de controle e força muscular, incapacidade de mover ou falar, sonhos vívidos ao dormir ou acordar.

Tratamento para o distúrbio do sono em excesso

O tratamento para distúrbio do sono em excesso depende de vários fatores que são a causa da disfunção. Para as pessoas que consomem álcool excessivamente ou fazem uso de substâncias entorpecentes será preciso tratar a dependência para que o problema seja resolvido. Já em casos de perca de sono devido a estresses durante a noite, poderá ser resolvido quando se tratar a causa do estresse.

O tratamento psicológico auxilia muito nos casos de depressão, aonde a pessoa acometida por esse mal não sente vontade de fazer nada, só quer passar boa parte do seu dia dormindo. Por isso é recomendável procurar um médico para que prescreva remédios contra ansiedade e depressão, pois os usos de substâncias medicamentosas ajudam nesses problemas.

Sentir sono a qualquer hora do dia ou ainda a sensação de cansaço interferem em qualquer atividade

As horas de sono representam um terço de toda uma vida, por isso devemos conhecer a si próprio e saber quantas horas precisamos dormir para o bom funcionamento do organismo e a qualidade de vida ao longo dos anos.

Recomendado para você
Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

Sinais que indicam traição

Bem Estar

Site Parque da Xuxa- SP Telefone, Preços

Bem Estar

Pacotes de viagens Peixe Urbano, ofertas

Comentários
  1. Paola disse:

    Boa tarde..]
    Tenho 17 anos, e posso dormir ate 10 horas por dia mas sinto muito sono vontade de estar deitada e dormindo descancçando sem ter feito praticamente nada…..trabalho e escritorio e passo muito extresse nem tanto com o serviço mas sim com os colegas de serviçoss.
    O que fazer..
    Aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *