Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Receitas para Anemia Ferropriva

Receitas para Anemia Ferropriva

Sabe quando sua mãe insiste para você comer legumes e verduras porque senão vai ter anemia? Não é exagero, não. E se eu te disser que a anemia ferropriva responde por 90% dos casos de anemia no mundo? Isso mesmo, 90% não é pouca coisa. E não importa a faixa etária ou a classe econômica. Todos nós estamos vulneráveis a ela. Para te ajudar resolvemos ensinar Receitas para Anemia Ferropriva para não ter esse problema em sua casa.

Receitas para Anemia Ferropriva
É necessário que a alimentação da criança seja balanceada para que evite problemas de saúde e falta de nutrientes importantes.

Receitas para Anemia Ferropriva

Não sabe do que estou falando? Tudo bem, eu explico: anemia ferropriva é aquela que se dá devido a falta de ferro no organismo, provocando a deficiência no tamanho ou na quantidade de glóbulos vermelhos presentes em nosso sangue, que acaba dificultando as trocas de oxigênio e gás carbônico entre as diferentes células do corpo. Os sintomas desse desequilíbrio são: sonolência, fraqueza, falta de ar, palpitação, indisposição e dor de cabeça. Ou seja, sintomas que tiram o humor e atrapalham o cotidiano de qualquer um.

Isso pode acontecer por carências nutricionais, dificuldades na absorção da substância ou por perdas de sangue, como hemorragias e mestruações abundantes. A anemia ferropriva são relativamente comuns em mulheres durante a gravidez, após o parto ou durante a amamentação. Também são vulneráveis os idosos; as crianças em fase de crescimento, mulheres em idade reprodutiva e os indivíduos que acabaram de passar pela cirurgia redutora de estômago.

A boa notícia é que na maioria das vezes isso pode ser resolvido de forma simples: basta mudar os hábitos alimentares. Afinal, uma alimentação correta, com um cardápio variado não serve somente para quem está de dieta e quer manter o corpinho sarado, mas também para manter a saúde em dia.

Veja abaixo 3 receitas simples e rápidas para você fazer para seu filho:

  • Suco de Abacaxi com Salsinha

Ingredientes:

– 4 fatias de abacaxi

– 1 colher de chá de salsinha fresca

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador. É indicado que o consumo seja imediato para aproveitar as substâncias contidas na fruta. Você pode substituir o Abacaxi por morando, laranja e limão.

  • Suco de laranja com agrião

Ingredientes:

– 3 Laranjas grandes

– 1 Colher de chá folhas e talos do agrião

Modo de Preparo:

Extraia o suco da laranja e coloque o suco e os ingredientes no liquidificador e bata.

  • Feijão preto com beterraba

– 400  g de feijão preto

– 1 Beterraba média ou grande

– 100 g de folhas de espinafre

Modo de Preparo

Reserve o feijão por 2h numa bacia com água. Coloque o feijão na panela de pressão e complete com água suficiente para cobrir o feijão e deixe ferver por cerca de 20 minutos ou até estar com os grãos quase macio. Tire a pressão da panela e abra para colocar a beterraba partida em 4 pedaços e as folhas de espinafre. Coloque mais um pouco de água, feche a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até a beterraba estar cozida.

Quando tudo estiver cozido, tire da panela e tempere. É indicado que os ingredientes para temperar sejam mais natural possível, eliminando sachês. Use alho fresco, cebola, salsinha e cebolinha e sal à gosto.

Caso a criança não queira comer a beterraba ou o feijão, dê apenas o caldo do feijão numa quantidade que alimente a criança. O caldo também contém os nutrientes necessários para o fortalecimento da criança.

Receitas para Anemia Ferropriva
Caldo de feijão é importantíssimo para saúde infantil.

Alimentos para anemia Infantil

Existem outros alimentos que podem ser consumidos para o tratamento e prevenção da anemia. Confira essa lista de dicas que podem ajudar nessa luta.

  • Carnes são fontes de ferro em potencial. Elas tem em sua composição uma substância que facilita a sua absorção e o aproveitamento pelo organismo. Então carnes vermelhas, frango e peixe são seus aliados, mas tome cuidado: a carne bovina pode ter alto teor de gordura, portanto consuma com moderação.
  • A salada é sua amiga: as verduras com folhas verde-escuro, como espinafre, agrião e rúcula e os legumes como feijão, grão-de-bico e soja devem estar na sua mesa.
  • Frutas também fazem o seu papel: uvas, maçãs, nozes, amêndoas, castanhas também podem fazer parte do cardápio.
  • Hoje existem no mercado diversos alimentos enriquecidos por ferro. É o caso dos cereais matinais, farinha de trigo e farinha de milho, entre outros.
  • De acordo com a Associação Paulista de Medicina, o ferro é melhor absorvido em jejum, seguido por alimentos ricos em vitamina C e alimentos amargos. Laranja, limão, morango, pimentão, agrião, jiló e alcachofra estão valendo.
  • Evite a ingestão de derivados de leite durante as principais refeições: o cálcio presente nesses alimentos podem reduzir a absorção do ferro pelo organismo.

Não esqueça de consultar o médico. Ele é o mais indicado para te ajudar e fornecer outras orientações, afinal nem todos os casos tem a mesma solução. Em alguns pacientes pode ser necessário a ingestão de suplementos, além das mudanças nos hábitos alimentares, ou a anemia pode ser sinal de problemas mais sérios. Fique atento.

Recomendado para você
Saúde

Tratamento Gratuito Para Vitiligo

Saúde

Chá do Sol – Conheça os Benefícios e Como Preparar

Saúde

Vinagre de Maçã: 10 benefícios que você precisa saber

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *