Solidariedade pela internet: Internautas ajudam a reconstruir o rosto de Oziel

Mais uma vez o povo brasileiro ‘mostra sua cara’, demonstrando ao mundo ser o povo mais solidário que existe. Quando se trata de ajudar…

Mais uma vez o brasileiro mostra o sentido de solidariedade, desta vez, utilizando a internet.

Mais uma vez o povo brasileiro ‘mostra sua cara’, demonstrando ao mundo ser o povo mais solidário que existe.

Quando se trata de ajudar aos semelhantes, o brasileiro pode se orgulhar por ter oficialmente o título de povo mais solidário do mundo e ele faz questão de provar isso sempre que necessário, pois se sensibiliza com a tragédia alheia e não apenas deseja ajudar, mas faz de tudo para que isso aconteça. Esse gesto fraternal tem se confirmado ano após ano, após o desastre do Haiti e o tsunami no Japão, o povo tupiniquim mostrou sua força para enviar ajuda para os necessitados e agora, mais uma vez, se une por uma causa maior.

O jovem Oziel, que perdeu metade da face devido a um câncer raro aos 9 anos de idade, finalmente conseguirá realizar as cirurgias necessárias para ter um rosto, graças à uma campanha feita por internautas que em apenas 38 horas conseguiram arrecadar  R$ 106.670,98, valor necessário para reconstruir seu rosto.

A história de Oziel

Oziel perdeu metade da face devido a um câncer raro no rosto

Oziel hoje possui 22 anos e mora em Lucas do Rio Verde, no interior de Mato Grosso. Aos nove anos ele e sua família procuraram um dentista por causa de uma carne esponjosa no dente, o médico o encaminhou para um especialista na cidade de Cuiabá que não soube diagnosticar o câncer, ainda em estágio inicial, receitando bochechos e antibióticos.

Três anos depois, o câncer já tinha tomado grande parte de seu rosto. Oziel teve de viajar para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia que retirou todo o tumor, o que acabou retirando mais da metade de sua face. Desde então, ele vive escondido sob uma máscara, uma vez que precisaria passar por diversas cirurgias . Embora sem ajuda não pudesse ser submetido à restauração facial,  graças à sua coragem e a solidariedade dos brasileiros, ele poderá ter o rosto reparado e viver uma vida normal.

Internautas provam sua solidariedade

A comunidade de vlogueiros brasileira, entre eles Felipe Neto, foi essencial para que Oziel conseguisse o novo rosto

A história dessa mudança começou no dia 30 de março, com uma iniciativa que exigiu não apenas força de vontade, mas coragem, quando o próprio Oziel decidiu postar um vídeo caseiro na maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo, o Youtube para tentar conseguir arrecadar o dinheiro necessário para que as cirurgias reparadoras e o implante de uma prótese fossem feitos, uma vez que o valor era elevado demais para que ele e sua família pudessem pagar. Inicialmente os acessos foram poucos, até que o vídeo foi assistido pelo vlogueiro Felipe Buarque que decidiu iniciar uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário.

O primeiro passo tomado por Buarque foi criar um site que reunisse informações sobre o caso. Após o site pronto, ele pediu ajuda para a comunidade de vlogueiros através de um email e logo havia mais de 40 vídeos falando sobre o caso. Após conseguir todos os vídeos, o grupo marcou um twitaço no dia 12 de abril com a hashtag  #ForçaOziel, mas ainda assim os esforços não foram suficientes para arrecadar o valor necessário. Foi quando Buarque decidiu procurar o vlogueiro Felipe Neto que possui um dos twitters mais vistos do Brasil e pedir ajuda.

Felipe Neto decidiu ajudar, mas fez questão de tomar algumas precauções exigindo que um grupo idôneo administrasse as doações, o grupo escolhido foi o Rotary Club, isto para garantir que até o último centavo recebido seja destinado às cirurgias de Oziel. Além disso, também fez questão que as doações fossem feitas através do vakinha, um site que bloqueia as doações no momento em que o valor proposto é atingido. Felipe gravou um vídeo que contou com a participação de Oziel e postou no dia 20 de março e em apenas 38 horas o valor havia sido levantado, mostrando que o povo brasileiro possui um coração sempre disposto a ajudar.

Toda a cirurgia será realizada no Instituto Branemark que arcará com as despesas médicas e com anestesistas, que ultrapassariam e muito o valor arrecadado. É a internet e as redes sociais modificando até mesmo a forma de se ajudar ao próximo.

Vídeo feito pelo Felipe Neto

Top