Como solicitar Cartão Gratuidade para ônibus em Fortaleza?

Felipo Bellini 24/09/2021 Notícias

Saiba aqui quais são os requisitos para fazer a solicitação do Cartão Gratuidade para o transporte público na capital do Ceará.

O que é o Cartão Gratuidade?

O Cartão Gratuidade nada mais é do que um programa de caráter social fornecido através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), responsável por fazer o oferecimento ao acesso gratuito de usar os ônibus de Fortaleza.

Quem tem direito ao Cartão Gratuidade?

Pessoas residentes da capital do Ceará com alguma deficiência, independente de qual seja, são o público alvo que tem o direito ao Cartão Gratuidade. Além disso, é necessário que seja feita a apresentação de um laudo médico que comprove a existência da deficiência. 

O laudo médico pode ser emitido tanto por uma Rede Pública de Saúde, seja municipal, estadual e até mesmo federal ou então por uma Rede Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Como solicitar Cartão Gratuidade para ônibus em Fortaleza

Fonte/Reprodução: Original

Também é importante que o beneficiário do Cartão Gratuidade esteja fora do mercado de trabalho formal e estar de acordo com um dos seguintes requisitos presentes no padrão socioeconômico listado abaixo:

  • Ter um perfil de segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito garantido nos termos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS);
  • Estar incluso em uma família beneficiária do Bolsa Família, além de ter a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) de Programas Sociais do Goberno Federal;
  • Possuir uma renda per capita familiar de um salário mínimo, pode ser um valor inferior a isso.

Caso esteja dentro dos critérios do sistema do programa, será garantido o direito ao acesso do Cartão Gratuidade.

Como fazer a solicitação do Cartão Gratuidade?

Para fazer a solicitação do Cartão Gratuidade, é necessário que o beneficiário ou, se preferir, um representante legal em seu nome faça o agendamento e o comparecimento presencial na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e fazer a apresentação de seu lado médico com a comprovação da existência de sua deficiência e a atualização de seus dados socioeconômicos para que, assim, seja garantido o direito ao acesso do Cartão Gratuidade.

Para fazer o agendamento de um atendimento na Etufor, entre em contato por meio dos seguintes números (85) 3131-7834 e (85) 3105-3096 ou, se preferir, diretamente no site da Etufor.

Fora feita a apresentação de como fazer a solicitação do Cartão Gratuidade para os ônibus de Fortaleza.

Outros artigos