sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 05:37:27
MundodasTribos

Saiba aqui quais são os requisitos para fazer a solicitação do Cartão Gratuidade para o transporte público na capital do Ceará.

O que este artigo aborda:

O que é o Cartão Gratuidade?

O Cartão Gratuidade nada mais é do que um programa de caráter social fornecido através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), responsável por fazer o oferecimento ao acesso gratuito de usar os ônibus de Fortaleza.

Quem tem direito ao Cartão Gratuidade?

Pessoas residentes da capital do Ceará com alguma deficiência, independente de qual seja, são o público alvo que tem o direito ao Cartão Gratuidade. Além disso, é necessário que seja feita a apresentação de um laudo médico que comprove a existência da deficiência. 

O laudo médico pode ser emitido tanto por uma Rede Pública de Saúde, seja municipal, estadual e até mesmo federal ou então por uma Rede Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Como solicitar Cartão Gratuidade para ônibus em Fortaleza

Fonte/Reprodução: Original

Também é importante que o beneficiário do Cartão Gratuidade esteja fora do mercado de trabalho formal e estar de acordo com um dos seguintes requisitos presentes no padrão socioeconômico listado abaixo:

  • Ter um perfil de segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito garantido nos termos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS);
  • Estar incluso em uma família beneficiária do Bolsa Família, além de ter a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) de Programas Sociais do Goberno Federal;
  • Possuir uma renda per capita familiar de um salário mínimo, pode ser um valor inferior a isso.

Caso esteja dentro dos critérios do sistema do programa, será garantido o direito ao acesso do Cartão Gratuidade.

Como fazer a solicitação do Cartão Gratuidade?

Para fazer a solicitação do Cartão Gratuidade, é necessário que o beneficiário ou, se preferir, um representante legal em seu nome faça o agendamento e o comparecimento presencial na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e fazer a apresentação de seu lado médico com a comprovação da existência de sua deficiência e a atualização de seus dados socioeconômicos para que, assim, seja garantido o direito ao acesso do Cartão Gratuidade.

Para fazer o agendamento de um atendimento na Etufor, entre em contato por meio dos seguintes números (85) 3131-7834 e (85) 3105-3096 ou, se preferir, diretamente no site da Etufor.

Fora feita a apresentação de como fazer a solicitação do Cartão Gratuidade para os ônibus de Fortaleza.

O conteúdo "Como solicitar Cartão Gratuidade para ônibus em Fortaleza?" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Programa Voluntário Copa das Confederações

Programa Voluntário Copa das Confederações

Lojas Tiffany, Endereços

Lojas Tiffany, Endereços

Curso de Cerâmica Gratuito SP

Curso de Cerâmica Gratuito SP

Tablet Samsung Galaxy em promoção

Tablet Samsung Galaxy em promoção

Bares na Vila Madalena com Música ao Vivo

Bares na Vila Madalena com Música ao Vivo

Curso de Aprovação Porto Alegre

Curso de Aprovação Porto Alegre