Sites para viajar como voluntário

O voluntarismo está despertando o interesse das pessoas que buscam um meio de viajar para o exterior. As organizações e empresas que promovem este…

Por Isabella Moretti em 22/11/2012

O voluntarismo está despertando o interesse das pessoas que buscam um meio de viajar para o exterior. As organizações e empresas que promovem este tipo de experiência buscam turistas interessados em realizar trabalhos voluntários, ou seja, desenvolver atividades em prol de causas nobres e humanitárias.

Intercâmbio de trabalho voluntário

O trabalho voluntário proporciona a vivência da solidariedade, além do que também oferece a chance de conhecer lugares diferentes. Este tipo de viagem de intercâmbio não funciona simplesmente como uma forma de ganhar dinheiro, aprimorar outro idioma ou fazer cursos, o seu principal objetivo é ensinar o intercambista a ser uma pessoa melhor, mais humana e engajada.

O intercâmbio de trabalho voluntário envolve diferentes causas, tanto ambientais como sociais. Muitos escolhem viajar para países da África para ajudar crianças carentes, mas há também quem prefira contribuir com a natureza, participando de projetos que envolvem a conservação da fauna e da flora.

Além de contar com uma experiência internacional gratificante, a pessoa que participa do intercâmbio para trabalho voluntário também conquista novas oportunidades de emprego, afinal, as empresas estão cada vez mais preocupadas com as causas sociais e buscam diferenciais no currículo.

A experiência de intercâmbio social normalmente é paga, exceto se o voluntário conseguir vaga em uma entidade como a ONU para trabalhar em projetos no exterior. A Organização das Nações Unidas costuma buscar profissionais de determinadas áreas para prestar trabalho voluntário, arcando com todas as despesas.

Saiba mais: Como se tornar um voluntário da ONU

Sites que promovem intercâmbio social

Existem vários programas que promovem o intercâmbio social. Veja a seguir os sites para viajar como voluntário:

CI – Central de Intercâmbio
A CI é uma operadora brasileira de intercâmbio que trabalha com programas de voluntarismo. Os intercambistas são enviados para países como África do Sul, Índia, Namíbia, Nepal e Peru para atuar em projetos sociais ou ambientais. Acesse o site oficial da CI.

Experimento
A Experimento trabalha com programas que incentivam o trabalho em benefício dos outros. A operadora de intercâmbios trabalha em parceria com mais de 15 países, entre os quais se destacam África do Sul, Argentina, Chile, Guatemala, Ghana, Índia, Irlanda, Marrocos, Nepal, Nigéria e Turquia. Visite o site Experimento.

AFS Intercultura Brasil
A AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional que promove intercâmbio de trabalho voluntário. Acesse o portal da AFS.

AIESEC
A organização é especializada no intercâmbio de trabalho voluntário em diferentes áreas, como saúde e meio ambiente. Os programas desenvolvem parcerias com Polônia, Hungria, Ucrânia, Turquia, Colômbia, México, Rússia, Índia, China e alguns países da África. As inscrições no Brasil para o intercâmbio AIESEC ficam abertas até o dia 30 de novembro.

Iko Poran
A Iko Poran é uma organização que atua no território nacional e tem oportunidades de trabalho voluntário no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse Iko Poran.

Veja também: Intercâmbio social: como funciona, onde fazer

Sites de apoio sobre trabalho voluntário

Antes de definir o melhor programa para fazer intercâmbio de trabalho voluntário, é necessário coletar o máximo de informações possíveis e comparar as vantagens de cada viagem. Veja a seguir algumas sugestões de sites de apoio:

IVPA: inclui informações sobre programas de diversos países.

Global Volunteer Network: o site possui boas considerações para decidir sobre o melhor programa de trabalho voluntário.

Top