Como ser Voluntário da ONU

O voluntariado é uma prática que está em constante crescimento no mundo inteiro, o trabalho em conjunto para ajudar pessoas com certeza vai fazer o mundo ficar melhor, pois beneficia a sociedade tanto de forma geral, quanto especifica e melhora a vida de quem recebe e de quem ajuda. Pesquisas realizadas indicam que mais de 7.000 pessoas qualificadas, de mais mais de 170 nacionalidades, servem como Voluntários das Nações Unidas em mais de 140 países, todos os anos. Veja Como ser Voluntário da ONU.

trabalho voluntário áfrica onu

O trabalho da ONU são, em sua maioria, feitos por voluntários. (Foto: Divulgação)

Como ser Voluntário da ONU

O Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) foi criado pela Assembléia Geral, em 1970 e se da por um programa operacional na cooperação para o desenvolvimento administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Este Programa de Voluntários das Nações Unidas atua afim de promover o voluntariado para a Paz e para o desenvolvimento das sociedades, ou seja, pratica ações voluntárias como a ajuda mútua, filantropia e a organização de campanhas.

Os voluntários da ONU trabalham para a redução da pobreza e contribuem para a paz, saúde, segurança, bem estar e o desenvolvimento social, político e econômico das pessoas pelo mundo. Se você pretende ser voluntário em projetos das Nações Unidas, vamos destacar os programas disponíveis, as formas de acesso e requisitos necessários.

Estatisticamente falando, mais de 60% dos Voluntários da Onu servem em paises diferentes de sua nacionalidade, os voluntários são treinados de acordo com suas profissões e conforme a necessidade surge. O Programa de Voluntários possui um banco de candidatos classificado de acordo com a especialidade de cada um. Sendo assim, para ser um voluntário internacional, basta acessar o site www.unv.org, se cadastrar neste banco de dados, informar a sua especialidade e aguardar o retorno. Por outro lado, aqueles que pretender se voluntariar em âmbito nacional, as vagas são divulgadas no site do PNUD Brasil, acessado pelo endereço www.pnud.org.br, no link recrutamento e seleção.

Existe também uma outra forma de se tornar voluntário, que é por meio da internet. O serviço de Voluntariado Online da ONU conecta organizações e voluntários ao redor do mundo, neste modo de voluntariado, os participantes não precisam viajar ou se encontrar pessoalmente com a organização. A aplicação é feita totalmente online e o trabalho é realizado inteiramente através da internet, através da troca de informações, experiências e idéias. Atualmente existem 3.000 voluntários online ativos na ONU. Para maiores informações sobre como ser um voluntário online, acesse o site www.onlinevolunteering.org .

Por fim, vale lembrar que apesar de todo trabalho voluntário ser muito bem vindo, as Nações Unidas exigem que se preencha os seguintes requisitos para tornar-se um voluntário de um de seus programas:

  1. Faculdade Completa;
  2. 25 anos de idade, no mínimo (não há limite máximo);
  3. Experiência profissional;
  4. Fluência de uma das três línguas oficiais das Nações Unidas inglês, francês e espanhol;
  5. Compromisso com os valores e princípios do voluntariado;
  6. Habilidade para trabalhar em ambientes multi-culturais;
  7. Habilidade de adaptação a difíceis condições de vida;
  8. Experiência em trabalhos voluntários e/ou experiência de trabalho em algum país em vias de desenvolvimento.
trabalho voluntário áfrica onu

Dia do voluntário.

 

Programa de Voluntários Online da ONU

Dito isto, fica a dica para você que se interessa pelo assunto, tem vontade de ajudar, mas não possui muito tempo disponível, muito menos para fazer viagens internacionais, faça parte do trabalho voluntário da ONU, é a maneira mais simples, rápida e fácil para começar e ajudar a fazer um mundo melhor.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

6 Comments - Add Comment

Reply