Peixe assado no vapor

O peixe é um alimento de baixa caloria e também coadjuvante na produção de energia do corpo. Ele auxilia no aproveitamento das vitaminas e…

Por Editorial MDT em 25/02/2012

Peixe assado no vapor, alimento indispensável na dieta

O peixe é um alimento de baixa caloria e também coadjuvante na produção de energia do corpo. Ele auxilia no aproveitamento das vitaminas e minerais e ainda reduz o risco de problemas cardíacos. O peixe contém alto valor biológico, visto que, todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano são encontrados nele.

Ele é indispensável na dieta de quem pratica esportes para repor todas as vitaminas e ainda repõe as energias. Ao contrário da carne vermelha, contém baixa quantidade de gordura saturada, que pode ser prejudicial ao coração e as artérias e possui gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas que aumentam o colesterol bom HDL e inibem a coagulação do sangue.

O peixe deveria ser mais consumido no Brasil,  um país rico nessa espécie animal. Todavia, poucas pessoas costumam comer peixe uma vez na semana, sendo que o ideal é comer no mínimo três vezes por semana. Alguns não consomem por não simpatizarem com o sabor, outros por não ter o hábito. Existe uma variedade muito grande de fazer peixe deixando-o muito saboroso. Confira uma delas abaixo e acrescente o peixe na sua dieta semanal.

Peixe assado no vapor tem mais vitaminas e produz energia para o corpo

Peixe assado no vapor

Ingredientes:

– 1 quilo de peixe ( de sua preferência) cortado em cubos grandes

– sal e pimenta branca a gosto

– 2 folhas duplas de papel alumínio

– ½ xícara de chá de coco fresco ralado

– ¼ de xícara de hortelã fresca picada

– 4 dentes de alho amassados

– 4 pimentas sem sementes dedo de moça picadas

– ½ xícara de chá de suco de limão

– ¼ de xícara de chá de vinagre branco

– ¾ de xícara de chá de água

– folhas de hortelã e rodelas de limão para decorar

Modo de fazer

Corte o papel alumínio em quatro partes iguais e reserve. Tempere o peixe com o sal e a pimenta. Reserve. Misture todos os outros ingredientes. Divida o peixe nos pedaços de papel alumínio e adicione a mistura nos pedaços, feche o pacote e amarre com um barbante para que os pedaços de peixe não saiam e o tempero fixe.

Dilua o vinagre na água e coloque em uma panela própria para cozimento a vapor, para ferver. Depois que estiver fervendo coloque os pacotes de peixe sobre a grade e deixe cozinhar por cinco minutos. Abra os pacotinhos e decore com ervas frescas.

Dicas:

Sirva com arroz branco e batatas cozidas com manteiga;

Decore com rodelas de abacaxi;

Para beber sirva vinho branco.

Existe uma diferença entre peixes de água salgada e doce, visto que os de água salgada contém maior concentração de ômega 3. Por esse motivo são mais indicados.

Peixe assado no vapor, maior concentração de ômega 3

Top