Sinal 4G no Brasil: saiba mais

O sinal 4G está chegando com tudo no Brasil para inovar a experiência dos usuários de smartphones. A tecnologia promete acompanhar o desenvolvimento dos…

O sinal 4G está chegando com tudo no Brasil para inovar a experiência dos usuários de smartphones. A tecnologia promete acompanhar o desenvolvimento dos aparelhos, garantindo uma conexão mais rápida do que a rede 3G.

O sinal 4G vai garantir uma conexão com mais velocidade. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Tecnologia 4G e 3G: entenda as diferenças

Como surgiu o sinal 4G?

Quando a rede 3G foi criada, em 2001, ela prometeu aumentar a interatividade via internet móvel pelo celular. Anos depois, os serviços de telefonia precisaram ser aprimorados e por isso foi lançada a quarta geração de tecnologia.

A rede 4G é muito mais rápida do que a 3G, com uma velocidade de até 100 vezes maior. A conexão se destaca pelo fato de ser mais inteligente e está disponível no mercado em dois padrões: WIMAX, com a versão 802.16M, e o LTE Advanced (Long term evolution).

A internet 4G no celular será tão rápida quando a do computador em casa. Desta forma, as pessoas poderão baixar arquivos e assistir a filmes com a conexão do próprio smartphone, sem que a velocidade seja um empecilho.

No Brasil, o padrão de cobertura 4G é LTE (Long Term Evolution). (Foto:Divulgação)

Enquanto a velocidade da rede 3G fica entre 1 e 5 Mpbs, a quarta geração de telefonia móvel promete chegar a 50 Mbps.

Tecnologia 4G chegando no Brasil

A tecnologia 4G já predomina nos Estados Unidos, em alguns países Europa e na Ásia. No Brasil, a quarta geração ainda está engatinhando, mas deixou de ser um sonho distante. O governo quer que as operadoras ofereçam a rede 4G nas cidades sedes da Copa do Mundo 2014.

Em 2012, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) assinou um termo para implantar a telefonia 4G no Brasil. De acordo com a previsão do edital, todos os municípios com mais de 100 habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. A tecnologia escolhida para implantar a quarta geração de telefonia móvel é a LTE (Long Term Evolution).

A Anatel já assinou o termo para implantar a rede 4G no Brasil. (Foto:Divulgação)

Os planos de internet 4G já começaram a ser comercializados no Brasil. Nas cidades de Curitiba (PR) e Recife (PE), por exemplo, os pacotes estão sendo vendidos a partir de R$ 229,70 por mês. Até o momento, o serviço é oferecido apenas pela Claro. Já os municípios de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ) possuem a rede 4G apenas para fins experimentais.

Continuar Lendo  Melhores jogos para Xbox One

Recentemente, a Tim e a Oi anunciaram que vão se unir para trazer a rede 4G ao Brasil. A parceria tem como objetivo reduzir os gastos, ao passo que as operadoras vão compartilhas as antenas. A mesma ideia de compartilhamento de sinal também foi feita pela Vivo e Claro. Estas iniciativas em conjunto prometem acelerar a expansão da quarta geração de telefonia móvel no país.

Veja também: Internet 4G: saiba mais

Top