Tecnologia 4G e 3G: entenda as diferenças

No ano de 2013, possivelmente ainda no primeiro semestre, a tecnologia 4G já deverá estar disponível em algumas regiões do Brasil, especialmente naquelas cidades…

Por Andre em 23/09/2012

No ano de 2013, possivelmente ainda no primeiro semestre, a tecnologia 4G já deverá estar disponível em algumas regiões do Brasil, especialmente naquelas cidades que irão receber os jogos da Copa das Confederações, que acontecerá no mês de junho.

As diferenças entre as tecnologias 3G e 4G estão basicamente na velocidade de conexão à internet móvel (Foto: Divulgação)

Enquanto a internet móvel de alta velocidade, como também é chamada a tecnologia 4G, não chega ao território nacional, milhões de usuários em outros países, inclusive na própria América do Sul, já acessam a internet em seus tablets e smartphones utilizando as redes 4G, gerando concorrência até mesmo com a internet fixa das residências, oferecendo muitas vantagens ao consumidor.

Compatível com a tecnologia 4G: Apple lança iPhone 5: Saiba mais

Uma alternativa encontrada pelas operadoras que atuam no Brasil para suprir a falta do 4G é a utilização da rede 3G+, que também pode ser chamada de 3G plus ou 3G Max, dependendo da empresa que oferece o serviço. Diante de tantas siglas, você sabe o que cada uma delas significa?

Se ainda encontra dificuldades para saber o que elas oferecem, entenda as diferenças entre as tecnologias 4G e 3G.

Rede 3G: velocidades de até 7 Mbps

Com a rede 3G atual é possível navegar a até 7 Mbps no celular (Foto: Divulgação)

A rede 3G é um avanço em relação à tecnologia EDGE, que permitia o acesso à internet através de telefones celulares em velocidades bem reduzidas. Teoricamente, nas redes 3G é possível alcançar velocidades de até 7 Mbps, porém, devido a diversos fatores, é raro alcançar esse valor.

Na prática, a velocidade da banda larga móvel no Brasil varia de 400 Kbps a 4 Mbps, tanto para uso no próprio celular, smartphone ou tablet quanto para as conexões em PCs e notebooks utilizando modem.

3G+: velocidades de até 21 Mbps

O 3G+ (3G plus ou 3G Max, dependendo da operadora) é um pouco mais veloz (Foto: Divulgação)

Utilizando basicamente a mesma rede atual, a tecnologia 3G plus oferece um upgrade nas velocidades, que de acordo com as operadoras, podem chegar a 21 Mbps, apesar de vários usuários reclamarem que não há muita diferença em relação ao 3G convencional.

A maior vantagem, porém, está na estabilidade do sinal, que é bem maior na rede 3G+.

4G: velocidades que podem chegar a 100 Mbps

Já com a rede 4G será possível navegar a velocidades altíssimas, de até 100 Mbps, tornando a transmissão de dados em dispositivos móveis muito mais veloz (Foto: Divulgação)

Já com o sinal 4G, é possível alcançar a incrível velocidade de 100 Mbps no seu smartphone, possibilitando transmitir dados muito mais rapidamente que as conexões atuais, ou seja, para baixar músicas, filmes, jogos e outros arquivos no seu celular será bem mais fácil.

Motorola Razr HD: Primeiro smartphone 4G: saiba mais

Para que a tecnologia 4G seja usada no Brasil, será necessária a troca da rede atual, demandando investimento por parte das operadoras. Além disso, quem quiser se beneficiar da novidade terá que adquirir smartphones compatíveis com a rede 4G, que são mais caros.

Top