Internet 4G: saiba mais

A internet 4G está oficialmente disponível em algumas cidades brasileiras. A Claro lançou a rede em Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).…

A internet 4G está oficialmente disponível em algumas cidades brasileiras. A Claro lançou a rede em Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Nos próximos meses, a operadora tem planos de levar o 4G para outras capitais, como Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

A tecnologia 4G está começando a fazer parte da realidade brasileira. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Tecnologia 4G, Como Funciona

Investimentos na cobertura 4G

O Governo Federal está incentivando a estruturação da tecnologia 4G no Brasil há algum tempo. O principal objetivo é melhorar a qualidade das conexões móveis e facilitar a vida dos turistas, que virão ao país durante a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.

No ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou um leilão de frequências. Neste evento, as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi compraram licenças para operar nova tecnologia. Por enquanto, é a Claro que está obtendo mais visibilidade neste cenário.

O que é internet 4G?

A internet 4G é muito mais rápida do que a 3G. (Foto:Divulgação)

A internet 4G se destaca como a quarta geração de telefonia móvel, sendo a sucessora da já conhecida tecnologia 3G. A evolução de uma rede para a outra não se limita ao termo numérico, mas também resulta em uma série de vantagens para os usuários de dispositivos móveis.

A tecnologia 4G pretende ser até 40 vezes mais rápida do que a 3G. Esta velocidade promete melhorar a experiência online do usuário. Os prestadores da conexão também serão obrigados a oferecer no mínimo 256 Kbps de download e 128 Kbps de upload.

Os smartphones e tablets 4G já estão disponíveis a venda no exterior, mas os consumidores precisam tomar muito cuidado com a compra, pois nem sempre o aparelho funciona com a mesma frequência da internet 4G brasileira.

Leia Também:  Novo Macbook Air 11.6 Polegadas, Novidades

Inicialmente os dispositivos móveis 4G terão um preço alto no Brasil, cerca de R$ 2.500. Ao comprar um aparelho com tecnologia de quarta geração, o consumidor poderá usar as redes antigas 2G e 3G tranquilamente, pois a cobertura será sobreposta.

A internet 4G promete revolucionar a navegação através de smartphones e tablets. O usuário poderá acessar os seus sites favoritos com mais velocidade e contar com mais qualidade ao realizar downloads e uploads.

Até o final de 2017, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes já terão o novo sinal de internet móvel. (Foto:Divulgação)

Os brasileiros precisam ter calma com a chegada da internet 4G, afinal, nem mesmo a 3G tem abrangência completa. A tendência é que a cobertura seja oferecida primeiramente nas principais cidades do Brasil, que também foram escolhidas como sedes da Copa 2014.

Estima-se que, até o final de 2017, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes já tenham o novo sinal de internet móvel.

Veja também: Planos 4G no Brasil, preços

Top