Sinais que indicam que seu filho precisa de óculos

De repente, o seu filho começa a apresentar notas baixas, esbarra em objetos ou evita jogar videogame. No início, você acha que ele está…

Olhos vermelhos e irritados são indícios de que o seu filho precisa de óculos. (Foto: Divulgação)

De repente, o seu filho começa a apresentar notas baixas, esbarra em objetos ou evita jogar videogame. No início, você acha que ele está distraído demais ou que está com preguiça. Entretanto, esses podem ser alguns sinais de que ele precisa usar óculos. As crianças não sabem se estão enxergando bem ou não e, por isso, raramente se queixam por não conseguirem ver direito. Portanto, veja os sinais que indicam que o seu filho precisa de óculos.

Os problemas visuais geralmente são hereditários. Sendo assim, se alguém na família usa óculos, esse já é um forte indício de que a criança provavelmente precisará deles também. Normalmente, os problemas de visão são detectados na escola, porque os professores percebem uma queda repentina no rendimento do aluno. Então, eles notam que ele tem copiado as palavras erradas da lousa ou que nem mesmo as enxerga, aproximando-se dela para verem melhor. Por isso, pergunte na escola sobre esses comportamentos do seu filho.

Baixo rendimento escolar pode demonstrar a falta de óculos. (Foto: Divulgação)

Além disso, faça algumas observações em casa. Crianças com problemas de visão geralmente apertam os olhos para enxergarem melhor, esfregam os olhos reclamando de ardência, estão sempre com os olhos irritados, vermelhos e lacrimejantes. Algumas crianças ainda apresentam náuseas, tonturas, dores de cabeça e sensibilidade excessiva à luz. Se esses sintomas aparecerem, leve o seu filho imediatamente ao oftalmologista.

Crianças míopes não enxergam bem de longe e, por isso, evitam brincadeiras que exigem essa habilidade. Por outro lado, se o seu filho for portador da hipermetropia, não verá bem de perto e esbarrará constantemente nas coisas, caminhando devagar e com cuidado.

Leia Também:  Lápis de olho: como fazer a maquiagem durar mais

No início, é difícil fazer as crianças usarem óculos, mas com o tempo, elas percebem que com eles, conseguem ver o mundo melhor. Para tanto, compre óculos leves e bonitos, pedindo para que o seu filho escolha o modelo que preferir. As lentes e as armações de acrílico são mais resistentes a quedas.

Deixe que seu filho escolha a melhor armação para ele. (Foto: Divulgação)

Não deixe que seu filho seja privado de um dos sentidos mais importante para ele: a visão. Por isso, saiba detectar os sinais que indicam que ele precisa de óculos e permita-o ver o mundo como ele é, ou seja, com todos os seus contornos e cores.

 

 

Top