Siglas do INSS: entenda quais são as principais

Felipo Bellini 06/10/2021 Notícias

As siglas do INSS constituem uma forma reduzida de dar significado aos muitos tipos de benefícios oferecidos pela instituição. Essa prática de codificação pode gerar reais dores de cabeça para o brasileiro ao se deparar com um documento recheado de siglas.

papel com varias siglas

Fonte/Reprodução: original

Não faz parte de nosso costume lidar com tantas siglas, portanto arriscámos de não entender que existem direitos garantidos a nós, simplesmente porque não entendemos como se traduzem nos documentos. 

É importante que você conheça as principais, pois assim você assegura seus direitos sem se complicar.

Por que o INSS utiliza Siglas?

Se, por um lado, o brasileiro médio sofre com a multiplicação das siglas, que pode ser visto como uma complicação desnecessária, por outro existem os funcionários públicos do INSS, que precisam dessas codificações para facilitar seus trabalhos, que possuem natureza 

burocrática devido à demanda intensa pelos benefícios no Brasil. 

Qual o significado das principais siglas do INSS?

Já que a maioria de nós não trabalha com isso, não temos obrigação de conhecer cada uma das siglas. Porém, é muito válido saber quais são as principais, afinal, esses terríveis códigos representam benefícios reais às vidas de todos os brasileiros. 

Veja a seguir uma divisão básica e o significado de cada uma das siglas do INSS.

APS 

É a agência da previdência social, que provê os serviços relacionados ao auxílio (doença, acidente, reclusão) e aposentadoria (por idade, por invalidez), além de pensão por morte e salários no período da maternidade.

CADPF

Refere-se ao cadastro da pessoa física. É um registro para que a pessoa esteja apta a receber eventuais benefícios.

CAT

Sigla para o benefício garantido quando ocorre um acidente de trabalho, a saber, do tipo que pode impedir o funcionário de exercer a atividade de forma que não perca o emprego ou o salário.

CEI 

Este cadastro é diferente do CAT. Específico ao INSS.

CNIS

Cadastro nacional de informações sociais, também chamado de extrato previdenciário. Informa sobre as ligações de trabalho e previdência do trabalhador.

CTPS

É a carteira de trabalho e previdência. É comprovação documental da “vida” do trabalhador, de forma a torná-lo passível de receber benefícios futuros relacionados ao trabalho.

CTC

Certidão do tempo de contribuição. Este documento está ligado diretamente ao cálculo da aposentadoria.

CRPS

Conselho de recursos da previdência social. Esta instituição garante o julgamento justo de possíveis conflitos  entre o segurado e o INSS.

GFIP

A partir desse documento, é recolhido o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por esse meio é possível obter informações sobre vínculos empregatícios e salários de toda espécie.

GPS

Muito embora esta sigla tenha um significado bastante comum e usado no dia-a-dia, no contexto dos benefícios do INSS ela quer dizer Guia da Previdência Social. Através desse documento o INSS recolhe os pagamentos dos contribuintes.

INSS

A “mãe” de todas as siglas, trata-se da maior instituição de benefícios sociais. É o Instituto Nacional de Seguro Social.

JRPS

É a junta que julga os recursos (de julgamentos cujas sentenças já foram emitidas) dos conflitos de natureza previdenciária.

NB

Número do benefício. Serve para identificar individualmente o segurado perante o INSS.

NIT

Número de identificação do trabalhador. Como o próprio nome sugere, serve para identificar o trabalhador. Mas esse número se restringe ao autônomo, ou seja, sem carteira assinada.

PAB

É um pagamento de benefício alternativo, que pode ser ativado ou reativado após o recolhimento da folha mensal. Esse serviço recebe alguns critérios para ser permitido. 

PIS

Uma das siglas mais conhecidas, trata-se do Programa de integração social. É o dinheiro que vêm das empresas, depositado num fundo para que o trabalhador possa gozar dos benefícios de um eventual seguro-desemprego, por exemplo.

PR

O Pedido de Reconsideração é a formalização de uma discordância que o trabalhador possa ter acerca de uma avaliação médica.

RGPS

Trata-se do Regime de Previdência Social. É o grande direito que abarca todos os outros elencados pela lei, traduzidos em todas as siglas.

SABI

Sistema de acompanhamento do benefício por incapacidade. É relativo às perícias realizadas pelo INSS quando o trabalhador requerer tal benefício trabalhista.

Apesar de serem muitas siglas, todas são parte de um regime de benefícios. Portanto, confira cada uma conforme a necessidade se apresentar. Não deixe de conhecer as principais para que não deixe seus direitos para trás. 

Outros artigos

Curso de Dança de Salão Gratuito em SP

13/04/2016

Curso de Dança de Salão Gratuito em SP

Fazer dança de salão parece que caiu de vez no gosto dos paulistanos, aliás em vários outros estados a dança pegou mesmo. Aqui na capital tem muita gente querendo sa...

Fotos Hebe em Show de Michael Bublé

23/11/2008

Fotos Hebe em Show de Michael Bublé

A apresentadora Hebe Camargo marcou presença no espetáculo do cantor canadense Michael bublé. Hebe estava bem vestida como sempre, cabelos presos, jóias e maquiag...

Dicas para manter o cérebro em forma

03/06/2012

Dicas para manter o cérebro em forma

[caption id="attachment_458533" align="alignnone" width="467" caption="Fazer atividade física melhora o funcionamento do cérebro."][/caption] Sendo o cérebro uma ...