Seu filho ainda faz xixi na cama a noite? Saiba como ajudá-lo

É muito comum as crianças fazerem xixi enquanto dormem. No entanto, a partir dos cinco anos de idade essa fase ainda persistir, não pense…

É muito comum as crianças fazerem xixi enquanto dormem. No entanto, a partir dos cinco anos de idade essa fase ainda persistir, não pense que a criança tem preguiça de ir ao banheiro, pois o descontrole é físico. Essas crianças sofrem de enurese noturna. Confira a matéria completa a seguir e entenda melhor sobre essa situação que gera desconforto tanto para a criança como para a família.

Entenda o problema

Segundo pesquisa cerca de 70% das crianças que apresentam este problema, elas possuem doses insuficientes de hormônio antidiurético circulando no sangue na madrugada. O normal é, as taxas aumentarem nesse período para diminuir a produção de xixi, no entanto como isso não acontece, a bexiga enche além da conta, o que prova o desconforto na madrugada.

Geralmente em casos como esse, os médicos receitam um remédio a base de desmopressina, o qual imita a ação do hormônio diminuindo a quantidade de urina no corpo da criança. No entanto, nem sempre este será o problema. Muitas vezes acontece o vazamento do xixi, porque a bexiga se contrai antes de ficar cheia. Nesse caso outro remédio é indicado, o qual será para diminuir a contração da bexiga.

A criança que têm essa doença nunca acorda com vontade de fazer xixi. Isso acontece porque o cérebro não recebe a informação de que a bexiga está cheia. Esta falta de comunicação é devido a imaturidade do sistema nervoso. Com o tempo o autocontrole passa a funcionar direito, no entanto, para as crianças permanecerem com esse problema depois dos quatro anos, é recomenda-se que o tratamento se inicie imediatamente.

Como ajudar seu filho

Geralmente como a doença tem raiz emocional, a criança pode voltar a apresentar esse problema fazendo xixi na cama após seis meses, desse modo conclui-se que o caso não é físico. Neste caso recomenda-se um tratamento psicoterápico. Além de ajudas profissionais, os pais também podem fazer suas contribuições:

Continuar Lendo  Pacotes de viagem Aracaju, SE 2012: ofertas, melhor preço

Procure não xingar nem castigar a criança;

Também não é recomendável que faça-o usar fraudas;

Durante o dia faça-o beber bastante líquido e a segurar o xixi, pois dessa forma ele poderá identificar a sensação de bexiga cheia;

E durante na noite não deixe-o beber nada durante duas horas antes de dormir.

Top