Tratamento natural para fibromialgia

A fibromialgia é um problema que atinge 8 mulheres a cada homem, principalmente entre os 30 e 50 anos de idade. O problema se…

A fibromialgia é um problema que atinge 8 mulheres a cada homem, principalmente entre os 30 e 50 anos de idade. O problema se caracteriza por dores fortes no corpo, irritabilidade, fadiga, distúrbios do sono e cefaleia. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamentos naturais para fibromialgia.

A fibromialgia é uma patologia muito comum. (Foto: divulgação)

O que é fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada por dores crônicas que passam por várias partes do corpo, manifestadas principalmente nos tendões e articulações. Trata-se de uma doença ligada ao funcionamento do Sistema Nervoso Central e mecanismo de supressão a dor. Em 90% dos casos, as mulheres entre 35 e 50 anos são atingidas.

Essa patologia não causa inflamações e deformidades físicas, porém, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, podendo confundir o diagnóstico. A causa específica da fibromialgia é desconhecida. O que se sabe é que os portados possuem níveis de serotonina baixos e desequilíbrios hormonais. A tensão e o estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

Saiba mais  sobre fibromialgia, o que é e qual o tratamento 

Sintomas da fibromialgia

  • Fadiga;
  • Dor intensa e repetitiva no corpo;
  • Falta de disposição e energia;
  • Síndrome do cólon irritável;
  • Alterações do sono, sendo pouco reparador;
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios emocionais e psicológicos;
  • Sensibilidade ao urinar.

    A fibromialgia causa dores principalmente nos tendões e articulações. (Foto: divulgação)

Tratamentos naturais para fibromialgia

1. Ginko-biloba: essa planta atua na melhoria da circulação sanguínea e retirada de metabólitos, causando sensação de alívios das dores geradas pela fibromialgia;

2. Massagem: trata-se de um método terapêutico e de relaxamento que melhora a circulação sanguínea, retira as toxinas musculares, tendões e ligamentos, diminui a dor e o cansaço físico. O óleo de uva pode ser usado nessa técnica, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;

Leia Também:  Dicas para se sair bem no primeiro encontro

3. Vitamina D: em vários casos foi observado que os portadores de fibromialgia possuem carência de vitamina D, que manifesta gerando osteoporose, dores de cabeça. Por isso, o consumo de alimentos ricos em vitamina D é um excelente tratamento. A gema de ovo, atum e sardinha enlatada são alguns exemplos;

4. Magnésio: a concentração de magnésio também se encontra reduzida nos portadores de fibromialgia. Aposte no consumo de alimentos como banana, abacate, semente de girassol, leite, granola e aveia, pois são ricos em magnésio.

As massagens são tratamentos naturais para fibromialgia. (Foto: divulgação)

Veja também fibromialgia, saiba mais 

A fibromialgia é um problema que causa muita dor e desconforto para os indivíduos acometidos. Para diagnóstico dessa patologia é necessário procurar um médico ao surgirem os sintomas citados. O tratamento natural para fibromialgia atua como medida paliativa do problema e suas manifestações clínicas.

Top