Sequestro de dados: cuidado com os principais golpes de 2022

Felipo Bellini 18/12/2021 Notícias

Devido ao distanciamento social, causado pela pandemia da covid-19, a quantidade de golpes têm crescido bastante nos últimos anos. Com intuito de dar continuidade as atividades do cotidiano, o uso das tecnologias foram intensificadas, com tudo, gerando preocupações para seus usuários como a perda de dados

A Kaspersky, uma empresa de segurança digital, realizou levantamentos e anunciou prognósticos e alerta para ameaças online que serão mais utilizados no ano de 2022.

O QR Code é um dos golpes de mais vítima nos últimos tempos, e está prevista continuação para 2022. Atualmente, o QR code se tornou uma tecnologia prática e muito utilizada em lojas e restaurantes, porém essa ferramenta virou alvo para crimes de modo a levar a vítima em sites perigosos e a instalação de vírus. 

Como funciona o sequestro de dados? 

O sequestro de dados pode ocorrer ao acessar emails, sites, anúncios, propagandas, atender ligações que solicitem seus dados, usar pen-drives com vírus entre outros. É importante ter atenção, pois, instituições como bancos não pedem dados por ligações ou mensagens, ter cuidado para não entrar em links suspeitos e cair em propagandas enganosas.

Como se proteger do sequestro de dados?

Uma medida bastante eficiente, é a procura por informação, ao pesquisar sobre links, bancos, por exemplo, você entenderá sobre a comunicação e política de cada um, o que evitará possíveis golpes. Nesse sentido, é essencial analisar os sites para não compartilha-los e haver a instalação de vírus nos aparelhos.

Sequestro e dados cuidado com os principais golpes de 2022 (2)

Fonte/Reprodução: original

É necessário manter atualizadas as configurações de privacidade e segurança, pois a dupla verificação e a biometria podem impedir entradas indevidas a aplicativos de mensagens e redes sociais. 

Quais são os outros golpes para 2022?

Aumento no roubo de dados bancários com invasões em aparelhos das vítimas e em aplicativos, venda de dados pessoais para pessoas de diversos países e o sequestro de dados, voltado para governos e empresas, de modo a criptografar as informações.

Alguns passos que devem ser seguidos para evitar cair em um golpe são, possuir antivírus nos aparelhos, manter as configurações de segurança sempre atualizada, não salvar senhas para em casos de furtos os terceiros não tenham acesso a seus dados e contas, e sempre usar senhas bem elaboradas.

Outros artigos

Roteiros de Viagem Para Dezembro

03/08/2011

Roteiros de Viagem Para Dezembro

  Roteiros de Viagem Para Dezembro: Um dos meses mais escolhidos para quem pretende realizar uma viagem, o mês de Dezembro é uma ótima opção para quem pr...