sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 10:08:47
MundodasTribos

Foi realizada, no dia 26/10, a discussão da proposta do senador Paulo Paim do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT-RS) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que se trata de um benefício destinado para os servidores aposentados e pensionistas da contribuição previdenciária com doenças incapacitantes por meio do processo de isenção da contribuição previdenciária.

Senado propõe isenção de servidores aposentados e pensionistas da contribuição previdenciária

Fonte/Reprodução: original

O que este artigo aborda:

O que a proposta busca regulamentar?

Busca-se por meio da proposta de isenção do senador Paulo Paim a regulamentação do trecho da Emenda Constitucional 47/2005 que conta com o estabelecimento de uma contribuição previdenciária para os servidores aposentados e pensionistas que sejam portadores de alguma doença incapacitante.

Além disso, é importante destacar que é especificado na proposta de isenção que, para ser garantido o direito da contribuição previdenciária para os servidores aposentados e pensionistas, serão consideradas as doenças incapacitantes as quais justificam a concessão de isenção de imposto de renda do sujeito.

O processo de isenção deve ser feito por meio de um conjunto de parcelas remuneratórias de aposentadoria e de pensão, as quais acabam por exceder o dobro do valor considerado como o limite máximo definido para benefícios do INSS. Porém, essa não foi uma regra aplicada até o momento por conta da escassez de um sistema de regulamentação.

Caso seja dada a aprovação da proposta do senador Paulo Paim pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, será feito o repasse do projeto de lei para ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Qual o valor limite para ter direito a isenção?

O valor limite sugerido na proposta do senador Paulo Paim é em torno de uma quantia que seja de até duas vezes o valor do Regime Geral de Previdência Social, ou seja, um valor de R$ 12.867,14 que, em 2021, é de um valor de R$ 6.433,57.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cuidados com os aplicativos no celular

Cuidados com os aplicativos no celular

Dicas de Jardins Botanicos

Dicas de Jardins Botanicos

Cursos online gratuitos ESAGS

Cursos online gratuitos ESAGS

Ajuda na Estrada

Ajuda na Estrada

Concurso Agecom 2010

Concurso Agecom 2010

Cartão Petrobrás

Cartão Petrobrás