Gripes e resfriados em recém-nascidos: como evitar

A gripe e o resfriado são grandes vilões para os recém-nascidos, pois até o terceiro mês de vida ainda não possuem o sistema imunológico…

A amamentação é muito importante para a proteção do recém-nascido

A gripe e o resfriado são grandes vilões para os recém-nascidos, pois até o terceiro mês de vida ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido. Para proteger os bebês, as mamães devem ter atenção redobrada. Saiba mais.

Gripes e resfriados em recém nascidos

É muito comum logo nos primeiros dias de vida os bebês pegarem um resfriado ou até mesmo gripe. As mães devem ficar atentas e tomar muito cuidado, já que esses vírus podem causar febre, coriza e, em casos de infecção pode até causar insuficiência respiratória ou pneumonia na criança.

Existem diversas formas de proteger os bebês contra as gripes e os resfriados, porém a mais importante é amamentação. A mãe passa para o recém-nascido seus anticorpos através do leite materno, protegendo assim o bebê de diversas infecções.

Saiba o que fazer quando a criança esta com febre

Cuidados redobrados

É muito importante ter cuidado redobrado com o recém nascido, pois o vírus da gripe e do resfriado diminuem a resistência da criança, facilitando o aparecimento de outros problemas como amigdalite, otite, sinusite, rinite, bronquite ou pneumonia.

Essas doenças exigem cuidados rigorosos e tratamentos com antibióticos. Por isso, o recomendado é procurar uma avaliação médica. Nunca dê medicamentos ao recém-nascido sem antes consultar o pediatra.

Lave sempre as mãos antes de pegar o bebê.

Dicas para evitar resfriado em recém-nascidos

1. Não deixe de amamentar o bebê. Pois o leite materno contém todos os nutrientes para mantê-lo saudável e livre de gripes e resfriados;

 2. Deixe sempre a casa limpa, ventilada e com o ar umedecido;

 3.  Assegure-se de que os demais membros da casa estejam vacinados contra a gripe;

Leia Também:  Abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara acontece hoje

 4.  Evite o tabagismo. As crianças filhas de pessoas que são fumantes têm maior predisposição a ter doenças respiratórias;

 5. Mantenha o bebê agasalhado com macacões para dormir e evite muitas cobertas e outros tecidos muito fofos no berço;

 6. Mantenha o ambiente limpo com água sanitária para evitar a proliferação de vírus e bactérias;

 7. Leve o bebê para tomar sol durante a manhã, e permaneça de 15 a 30 minutos;

 8. Lave sempre as mãos antes de pegar o bebê, isso evita que os vírus sejam transmitidos para ele;

9. Ao aparecer os sintomas de febre, tosse, coriza e falta de ar o médico deve ser consultado;

10. Evite que pessoa com gripe ou resfriado pegue a criança;

11. Evite levar o bebê em locais fechados e aglomerados de pessoas.

Veja também como tratar alergias em bebês

É importante ter cuidado redobrado com o recém nascido.

As gripes e resfriados não têm cura, o que existe é tratamento para amenizar os sintomas como febre, dor de garganta, coriza e tosse, portanto o mais indicado é prevenir. Os recém-nascidos são mais propícios, pois não está imunologicamente maduros o suficiente para se proteger, por isso é muito importante o aleitamento materno. Em caso do aparecimento dos sintomas o médico deverá ser consultado para melhor avaliação do quadro.

Top