Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos

Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos. Este é o tema da matéria a seguir, na qual você saberá como contar…

Por Andre em 28/08/2014

Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos. Este é o tema da matéria a seguir, na qual você saberá como contar com a ajuda dos dispositivos móveis, que trazem ferramentas bastante úteis para estudar.

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos estudantes, desde que bem utilizada (Foto: Divulgação)

Com a popularização de tablets e smartphones, é muito fácil encontrar esses aparelhos com os estudantes, em sala de aula. E mais do que excelentes ferramentas de comunicação, eles podem contribuir muito para os estudos, desde que bem utilizados.

Se você está se perguntando como usar a tecnologia para estudar, não deixe de conferir as sugestões abaixo.

Aplicativos gratuitos para treinar para o ENEM

Conteúdo de qualidade gratuito na internet para estudar para concursos públicos

Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos

Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos (Foto: Divulgação)

Algumas das dicas para usar tecnologia nos estudos são as seguintes:

1- Use o smartphone para gravar as aulas mais importantes

Que tal utilizar o gravador de voz para registrar as explicações mais importantes do professor? As gravações podem ser usadas para rever os conteúdos em casa.

2- Crie lembretes de provas, trabalhos e outras tarefas

A agenda do celular e do tablet pode ser usada para criar lembretes de tarefas relacionadas ao estudo. Assim, você se programa melhor e não se esquece de nada.

3- Conte com a ajuda de aplicativos

Há vários apps que ajudam nos estudos. Entre as opções estão o Novo Acordo Ortográfico, AppProva, InClass, Manual Redação e Gabaritar.

4- Utilize os materiais online disponíveis

Pesquisando na internet, você encontra vários materiais online para ajudar nos estudos, como apostilas e vídeo-aulas no YouTube. Plataformas como Coursera e Veduca também são interessantes.

5- Aproveite os cursos online

Outra opção é aproveitar os cursos online, muitos deles gratuitos. Dá para fazer aulas de idiomas (inglês, espanhol, etc) e cursinhos preparatórios a distância, por exemplo.

6- Saiba utilizar bem o Google

O buscador do Google é uma excelente ferramenta de pesquisa, mas você deve ter cuidado com as fontes utilizadas.

Não perca o foco

O estudante deve ficar atento para não se distrair enquanto utiliza as ferramentas tecnológicas (Foto: Divulgação)

Agora que você já conhece seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos, é preciso ter alguns cuidados para não se distrair com os aparatos tecnológicos e perder o foco.

Enquanto estiver usando o computador, o smartphone ou o tablet nos estudos, evite acessar as redes sociais e usar os mensageiros instantâneos (Skype, WhatsApp, etc), já que você pode acabar se distraindo e, dessa forma, fazendo com que a tecnologia atrapalhe seus estudos.

Top