Sapato apertado: problemas que podem causar

PUBLICIDADE

Muito se fala sobre os riscos de se usar salto alto, que são inquestionáveis. Acontece que, na mesma medida, os sapatos apertados podem causar problemas sérios à saúde, que vão muito além de uma simples dor. A situação é muito comum: a pessoa se apaixona por calçado que aperta seu pé, mas decide levá-lo, mesmo assim, na esperança de laceá-lo. Ou, ainda, a pessoa experimenta um sapato e viu que ele caiu “como uma luva”; porém, ao final do dia, com os pés inchados de tanto andar, os mesmos sapatos, que eram perfeitos, tornaram-se um verdadeiro tormento, apertando dedos e calcanhares. Ora, mas pagou-se tão caro por ele! Então, a solução é usá-lo, mesmo assim, aguentando bolhas e calos. Isso é um grave erro, cometido por muitas pessoas.

Dores, bolhas e calos são os problemas mais simples (Foto: Divulgação)

Problemas causados pelo sapato apertado

Os primeiros sinais de que um sapato não tem o tamanho adequado para os pés são as bolhas e, é claro, o incômodo causado pelas dores, em geral, já que o aperto também afeta os ossos. Geralmente, a pessoa coloca band-aid, esparadrapos ou algodão e continua a usá-lo. Com o passar do tempo e o uso contínuo do calçado, as bolhas poderão sumir, dando lugar aos calos, que não são graves, mas incomodam muito e comprometem a estética dos pés. São sintomas comuns, com os quais muitos até se acostumam. Mas os riscos do sapato apertado não param por aí.

Pés com joanetes, antes e depois de cirurgia (Foto: Divulgação)

Os sapatos apertados também podem fazer com que as unhas fiquem encravadas. Quem já precisou desencravar uma unha sabe muito bem o quanto isso é doloroso. Porém, o uso contínuo do calçado (e de outros inadequados) compromete a estrutura óssea dos pés. Podem aparecer, então, deformidades, como é o caso das joanetes. Elas causam extrema dor e deixam os pés com uma aparência muito feia. Para removê-las, é preciso passar por uma cirurgia, em que o osso é, literalmente, serrado. Outros problemas como neuromas, esporão, alterações nos músculos da perna a na planta dos pés também podem aparecer.

PUBLICIDADE

Como escolher um sapato que não aperta

É indicado escolher um calçado, no final do dia. Ele deve acomodar os pés, com folga de 1 cm, no mínimo (Foto: Divulgação)

Para evitar os problemas causados pelo sapato apertado, é preciso saber escolhê-los. Deve-se dar preferência para experimentá-los no final do dia, quando os pés, geralmente, já estão inchados. Assim, inchados ou não, ficarão acomodados dentro do calçado. É indicado que o dedo maior do pé fique distante da ponta do calçado em um centímetro ou um pouquinho mais. A parte de cima do pé também não pode ficar apertada, pois isso será sentido, durante o andar. Em suma, é preciso caminhar, dentro da loja, verificando se os pés se acomodam livremente, dentro do sapato. Assim, evitam-se os riscos à saúde.

Saiba como tratar dos calos: Calos nos pés: como eliminar, dicas

Veja, também, os males causados pelos saltos: Os perigos do salto alto

Leia também:

1 comentário

  • Achei o tema legal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.