segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 17:16:15
MundodasTribos

O ciúmes pode acabar com o relacionamento

O ciúme é considerado um verdadeiro veneno para os relacionamentos, sendo continuamente associado à desconfiança, a imaturidade e a sensação de posse. Todas as pessoas costumam sentir um pouco de ciúmes quando gostam de algo ou alguém, mas existem diferentes níveis para classificar este sentimento.

Há duas categorias básicas para os ciúmes: normal e anormal. O primeiro grupo diz respeito ao ciúme corriqueiro, que em algum momento da vida acaba aparecendo por causa de um namoro, de uma amizade, na família ou no trabalho. No entanto, o ciumento anormal é o compulsivo, aquele que prejudica vários pontos da sua vida por causa do despeito.

Saiba mais: Ciúmes no namoro – como evitar

O que este artigo aborda:

Ciúmes no relacionamento

O ciúmes se torna perigoso quando a individualidade e a confiança são ameaçadas.

Uma pitada de ciúmes costuma fazer bem ao relacionamento, afinal, demonstra que o companheiro (a) realmente gosta e se importa. Mas, quando este sentimento passa a perturbar a harmonia do casal, é importante tomar cuidado para que a relação não chegue ao fim.

As principais brigas dos casais envolvem ciúmes, sobretudo quando há indícios de infidelidades sexual ou emocional do parceiro. Sentir ciúmes na verdade não chega a ser um problema ou um transtorno, na verdade é absolutamente normal. No entanto, o que pode interferir nos efeitos deste sentimento é a frequência.

O excesso de ciúmes indica que falta confiança no relacionamento ou que existe um sentimento de posse muito forte. A pessoa ciumenta não reconhece a individualidade do seu companheiro (a), cria conflitos por motivos banais e age de forma egoísta em determinadas situações.

Veja também: Como saber se uma pessoa tem ciúme doentio

Já está comprovado que ciúmes patológico conduz a crimes passionais.

Quando o ciúme se torna patológico, ele necessita urgentemente de tratamento psicológico para que o indivíduo possa superar este sentimento ruim. A pessoa que se torna vítima do ciúme amoroso começa a perder o interesse pelo outro e pode  acabar terminando a relação por sentir-se pressionada.

No nível mais alto de ciúmes, a pessoa começa a levar a sério os indícios imaginários de uma traição e cria monstros na sua cabeça. A desconfiança sede lugar para algo mais grave, uma espécie de impulso egoísta que pode resultar em crimes passionais.

Algumas atitudes podem ajudar a controlar o ciúme e evitar que o sentimento exceda os limites, como manter o controle das emoções, valorizar uma opinião imparcial, não comprometer a individualidade do outro, manter a autoestima e valorizar o diálogo na relação. Estas medidas simples podem reduzir os conflitos por causa de ciúmes e tornar a vida amorosa mais tranquila.

 

O conteúdo "Saiba se seu ciúme está dentro do limite" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Especial: Dia dos Namorados em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Dia dos Namorados Contém 1 Gr

Dia dos Namorados Contém 1 Gr

Spa para dia dos namorados – De Norte a Sul

Spa para dia dos namorados – De Norte a Sul

Dia dos Namorados Mary Kay 2016 – promoções, dicas

Dia dos Namorados Mary Kay 2016 – promoções, dicas

Dicas para conseguir um namorado

Dicas para conseguir um namorado

Dicas de restaurantes para o Dia dos Namorados em Goiânia

Dicas de restaurantes para o Dia dos Namorados em Goiânia

Passagens Aéreas Promocionais Saindo de SP para o Exterior Dia dos Namorados

Passagens Aéreas Promocionais Saindo de SP para o Exterior Dia dos Namorados