Saiba onde encontrar atendimento psicológico grátis em São Paulo Saiba onde encontrar atendimento psicológico grátis em São Paulo

Saiba onde encontrar atendimento psicológico grátis em São Paulo

Ter atendimento psicológico é essencial para todo mundo, afinal são várias questões que lidamos diariamente e podem contribuir para estresse, ansiedade, dores de cabeça,…

Por bety em 06/02/2020

Ter atendimento psicológico é essencial para todo mundo, afinal são várias questões que lidamos diariamente e podem contribuir para estresse, ansiedade, dores de cabeça, enjoos e vários outros sintomas que, nem sempre, ligamos com o nosso lado emocional. Infelizmente, nem todos têm acesso a um profissional da área, pois o valor da consulta pode não ser acessível e em sua região você pode não conhecer locais que ofereçam esse tipo de serviço de graça.

O que muitas pessoas também não sabem é que, há, sim, como se consultar com um psicólogo de graça. Esse tipo de serviço às vezes é oferecido de forma voluntária por alguns profissionais que, em determinado dia da semana, atendem em um hospital ou em uma clínica de forma totalmente gratuita. Além disso, há universidades e projetos que também promovem esse tipo de atendimento àqueles que não têm condições de pagar um profissional.

A seguir, você poderá conferir alguns locais em São Paulo que oferecem atendimento psicológico de forma gratuita. Veja qual está mais próximo de você e realize a sua consulta o quanto antes.

Como funciona o atendimento psicológico gratuito em São Paulo

O atendimento psicológico gratuito pode ser encontrado em alguns locais em São Paulo, sendo oferecido por universidades, centros de estudo, projetos e até mesmo por profissionais que se voluntariam em oferecer seus serviços gratuitamente para quem não possui condições de pagar.

Dependendo do lugar, há diferentes formas de receber o atendimento. Pode ser necessário aguardar em uma fila de espera após passar pela triagem, assim como você pode precisar apenas agendar um horário. É preciso conferir também os dias de atendimento, se é diariamente ou em determinados dias da semana. Em alguns lugares ainda pode ser necessário apenas comparecer no dia, pegar uma ficha e aguardar.

Recomendamos que você vá até o local de seu interesse e se informe direitinho sobre como funciona para que possa aproveitar o atendimento psicológico gratuito em São Paulo.

Lugares com atendimento psicológico gratuito em São Paulo

A cidade de São Paulo possui algumas opções de lugares que oferecem atendimento psicológico gratuito para aqueles que não possuem condições de pagar um profissional. Há locais em diversas regiões e você deve escolher um que atenda melhor suas necessidades, estando mais perto de você ou com um sistema mais facilitado.

Tudo vai depender bastante da sua necessidade pessoal, se você necessita também de um atendimento urgente ou se pode aguardar. Conferindo os lugares que oferecem esse tipo de serviço, você pode entrar em contato para entender melhor como funciona e obter os detalhes, assim então fazendo sua escolha.

Queremos deixar claro ainda que não estaremos mencionando todos os lugares, somente os principais. Assim, há muitos outros que você pode encontrar se pesquisar bastante. A seguir, confira os lugares com atendimento psicológico gratuito em São Paulo.

Instituto de Psicologia da USP

O Instituto de Psicologia da USP é administrado pela Universidade de São Paulo e conta com muitos profissionais, além de ser uma forma dos estudantes colocarem em prática seus conhecimentos de forma voluntária para atender a população. A disponibilidade de clínica pode variar ao longo do ano, mas os interessados devem ir até o local para fazerem a triagem.

Há uma quantidade específica de vagas liberadas para a triagem, por isso é recomendado ligar antes para obter os detalhes. Assim, após a triagem, você fica na fila de espera para o atendimento. Mais informações em (11) 3091 8248 ou 3091 8223. A clínica se encontra na Avenida Prof. Mello Moraes, número 1721 no Bloco D, na Cidade Universitária.

PROPISC – Programa de Psicoterapia

O Programa de Psicoterapia oferece atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Isso significa que você pode comparecer ao local dentro desse horário, em qualquer dia da semana, para agendar e receber atendimento psicológico.

A clínica se encontra na Rua Coronel Lisboa, número 969. Você também pode ligar antes para obter mais detalhes: (11) 5904 3961.

Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo

A Casa do Povo oferece diversos serviços gratuitos e de ajuda para a população, sendo o atendimento psicológico um deles. Esse tipo de serviço é oferecido mais especificamente na Clínica Aberta de Psicanálise que se encontra dentro da Casa do Povo.

Para receber atendimento psicológico no local, você não precisa passar por triagem e nem mesmo marcar hora. Tudo que você precisa fazer é chegar no local e escrever o seu nome na folha que é fixada no saguão da clínica. A folha possui diversos horários e você deve pôr o seu nome abaixo do horário em que deseja atendimento. Depois, é só aguardar para ser atendido.

É tudo de graça e você pode aproveitar desse serviço quando bem entender.

Universidade de Ibirapuera

A Universidade de Ibirapuera, conhecida como UNIB, também disponibiliza atendimento psicológico gratuito em São Paulo. Os atendimentos são realizados de segunda a sxta, das 13h às 21h e também aos sábados, das 8h às 13h.

Você deve se dirigir ao endereço Avenida Interlagos, número 1329, na Chácara Flora ou ligar para (11) 5694 7961 para obter mais informações sobre como funciona o atendimento. No entanto, geralmente ao chegar no local, você consegue ser atendido ou pelo menos agendar algum horário.

CAPS

As unidades do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – também disponibilizam o atendimento psicológico entre seus mais diversos serviços da área da saúde. No entanto, o CAPS é mais voltado para atender pessoas dependentes de bebida alcoólica e diversas outras drogas, estando em situação de crise ou até mesmo na parte de reabilitação.

Assim, se você necessita de atendimento psicológico devido a esses motivos, pode se dirigir ao CAPS, pois ele está presente em todos os municípios brasileiros. Algumas unidades atendem pessoas de todas as faixas etárias, enquanto outras atendem somente crianças e adolescentes. Há várias modalidades de unidades do CAPS, por isso você deve conferir qual existe perto de você para conseguir então obter mais detalhes e informações.

Há sempre opções para você receber a ajuda profissional que precisa, não desista.

Top