Preparo dos alimentos previne azia

A azia é uma dor do tipo queimação que ocorre na região esofágica e gástrica em decorrência do refluxo de conteúdo ácido advindo do…

A azia é uma dor do tipo queimação que ocorre na região esofágica e gástrica em decorrência do refluxo de conteúdo ácido advindo do estômago. Esse problema é uma queixa bastante frequente e pode ser desencadeado por vários fatores. Entretanto, o que muita gente não sabe é que a solução pode estar na maneira de cozinhar. Entenda como a maneira de preparo dos alimentos é capaz de prevenir azia.

Veja dicas de como tratar a azia.

A azia é um sintoma incômodo e bastante frequente. (Foto: divulgação)

Consumo de bebidas alcoólicas

Pessoas que sofrem com a azia devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool é responsável por relaxar o esfíncter gastresofágico, que funciona impedindo o refluxo de conteúdo estomacal ácido. Vale lembrar que o mesmo não é válido para receitas flambadas, onde a o álcool é evaporado.

Substituições saudáveis

É possível fazer trocas de inteligentes, optando por alimentos menos gordurosos e que não dificultem o processo digestivo. Por exemplo, o creme de leite ou leite condensado usados em sobremesas podem ser substituídos por iogurte natural, que possuem menor teor de gordura e ainda trazem benefícios ao trato gastrintestinal.

Eliminando as frituras do cardápio

Apesar de serem bastante saborosos, os alimentos fritos são os grandes vilões de qualquer dieta e, por isso, essa é considerada sempre a pior maneira de se preparar um alimento. Por serem extremamente gordurosas, as frituras são capazes de causar azia por dificultarem o processo digestivo, resultando num estímulo para maior produção de suco gástrico. O resultado é uma maior susceptibilidade da mucosa gástrica à lesões, favorecendo a azia.

Continuar Lendo  Saiba como tratar cabelos oleosos

Descubra como se livrar dos incômodos do refluxo.

A fritura é a pior maneira de preparar os alimentos e dificulta a digestão. (Foto: divulgação)

Evitando alimentos de difícil digestão

Alimentos gordurosos e carne vermelha são os mais difíceis de serem digeridos e por isso demandam maior secreção de ácido gástrico, capaz de desencadear os sintomas de azia. Por isso uma dica inteligente é diminuir as porções ingeridas desse tipo de produto, dando preferência às frutas e vegetais, que têm efeito contrário e facilitam o processo de digestão.

Preferência aos molhos caseiros

Além de serem ricos em vários aditivos químicos como corantes, conservantes e aromatizantes, os molhos industrializados tendem a ser extremamente ácidos. Por isso a melhor opção é dar preferência aos molhos caseiros, evitando incrementá-lo com ingredientes muito picantes. É preciso tomar cuidado em alguns casos, pois o molho de tomate, mesmo sendo preparado em casa, pode não ser bem tolerado por portadores de azia.

Veja dicas de massagens para prevenir azia e má digestão.

É recomendado evitar bebidas alcoólicas durante as refeições. (Foto: divulgação)

A azia é um sintoma muito desconfortável, resultante do refluxo gastresofágico. Felizmente é possível combater e até mesmo prevenir o problema através de algumas mudanças no preparo dos alimentos. Vale a pena seguir as dicas para acabar de vez com a azia.

Top