Saiba como planejar a expansão dos negócios

Como promover a expansão do seu negócio? Depois de anos de experiências no setor em que a empresa atua, é preciso traçar metas para a expansão de seus negócios até como uma forma de concorrer com outras organizações do mesmo seguimento […]


Nos últimos anos, começar um negócio no Brasil tornou-se algo mais acessível a vários brasileiros. Quem antes apenas trabalhava de maneira informal, hoje tem a possibilidade de iniciar seu próprio negócio ou oficializá-lo como um empreendimento próprio regularizado. Isso tem se tornado possível haja vista os vários incentivos fiscais realizados pelo governo, além de todos os esforços do SEBRAE. Contudo, esta ação em massa tem transformado pessoas em grandes empreendedores independentes os quais apresentam bons retornos financeiros e crescimento em seus investimentos.

Mas, como promover a expansão do seu negócio? Ora, depois de anos de experiências no setor em que a empresa atua, é preciso traçar metas para a expansão de seus negócios. Salientamos que mesmo sendo uma organização que já esteja consolidada no mercado, é necessário expandir-se a fim de concorrer com outras empresas do mesmo seguimento. No entanto, esta tarefa não é simples. Requer um bom planejamento, traçar metas e ter um bom capital para que a empresa não corra o risco de quebrar em decorrência de um investimento mal feito ou mal elaborado. Atente para as orientações que se seguem:

O primeiro passo para expandir um negócio é fazer um raio-x da mesma, ou seja, identifique os pontos fortes e fracos, é preciso conhecer bem o potencial da empresa e analisar a tendência do mercado em que ela se encontra. Após isto, elabore um planejamento estratégico. Salientamos que toda esta análise é fundamental para que se tenha uma expansão real e estabilizada. Com todo este conhecimento em mãos, é hora de pôr a mão na massa e executar o plano.

Uma das formas de expandir os negócios de uma empresa é através de franquias. Este é um tipo de empreendimento que tem crescido em todo o país. Hoje, muitos jovens investidores têm ingressado neste ramo e já apresentam muito sucesso. Uma franquia pode gerar retorno a longo ou curto prazo. Geralmente, quem abre ou expande seus negócios com franquias (as que trabalham com gêneros alimentícios, por exemplo) chegam a apresentar retorno em curto prazo.

Mas, como é possível ter um retorno tão rápido? Isto porque comida e bebida são produtos bastante consumidos principalmente em locais com grande movimentação de pessoas como faculdades, hospitais, estádios de futebol, etc. Enfatizamos que outra franquia que pode alavancar a expansão dos negócios é a de roupas e calçados. Atualmente, este mercado está entre os que mais geram renda em todo o país. Em períodos de festas como o final de ano, é possível elevar a lucratividade em até 50% do recurso investido na expansão.

Leia Também:  Vagas de Emprego na Webb 2010

Para se fazer uma expansão é necessário fazer uma boa escolha do local da nova filial. Caso o tipo de trabalho seja de forma mais direta (quanto ao atendimento às pessoas) deve-se investir na preparação dos novos funcionários. Eles precisam estar bem preparados para não pôr seu empreendimento em risco. Nunca esqueça: Para se dar bem em qualquer empreendimento é preciso ter uma equipe competente e comprometida com a causa.

Diante de tantas informações, fica aqui a mensagem: O sucesso da expansão de seus negócios irá depender da sua capacidade como empreendedor. Aqui no Brasil, mais de 30% das novas empresas fecham antes mesmo de completar um ano de funcionamento. Por isto, se pretende expandir seus negócios, é preciso estar alerta a fim de que se evitem prejuízos graves.

Top