Se você está começando no mundo dos investimentos em ações, precisa saber que para o bem ou para o mal, um dos seus companheiros nessa jornada será o DARF. Todos os compradores, tanto Pessoas Físicas ou Jurídicas, estão sujeitos ao pagamento desta taxa. Para alguns, gerar o documento e pagá-lo pode ser uma tarefa um pouco complexa, mas hoje mostraremos como paga-lo pelo app Itaú de forma simples, rápido e fácil.
O que é o DARF?
DARF trata-se da sigla para “Documento de Arrecadação de Receitas Federais” e é enviado pelo Ministério da Fazenda e pela RF. O documento é o principal meio da RF recolher impostos de operações financeiras, e sua emissão é obrigatória tanto para Pessoas Jurídicas quanto para as Físicas.
Fonte/Reprodução: original
Emissão do DARF para pagamento: o que é preciso
Para ser emitido, é necessário acessar o programa Sicalc. Lá, com o seu CPF em mãos, sua cidade e estado, o código da Receita, o mês em que o imposto foi devido e o valor do rendimento, você conseguirá realizar a emissão do documento para pagamento. Também é possível utilizar o sistema Meu Imposto de Renda para emissão do DARF.
Pagamento do DARF pelo App do Itaú: veja passo a passo
Então, como pagar DARF pelo aplicativo Itaú? É bem simples! Basta acessar o app, e no campo de buscas digitar a sigla. A primeira opção que surgir é a opção em que você deve clicar, dai será redirecionado para uma tela onde deverá preencher alguns dados, como por exemplo:
- Telefone
- Nome Completo
- Data de Vencimento
- Porcentagem de juros e multas
Entre alguns outros dados. Preenchido tudo, o valor final será apresentado, então é só clicar em pagar.
É muito importante não esquecer de realizar o pagamento do documento, visto que a inadimplência pode gerar problemas maiores, além de um acréscimo de juros na sua dívida. Esperamos que por meio desse pequeno tutorial você tenha aprendido como pagar DARF pelo app Itaú!