Como funciona a Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com câncer

Felipo Bellini 22/11/2021 Notícias

A Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com câncer, poderá ser solicitada mediante ligação no 135 do INSS, de modo a conseguir realizar um agendamento e entregar o laudo médico com as informações necessárias.

Quais os dados do câncer no Brasil e principais campanhas para divulgação da prevenção? 

O número de casos era de 522.212, com cerca de 260.000 mortes por conta do câncer, e os que mais predominam em mulheres é o de mama com 29,7% e cólon com 9,2%. No caso de homens, a incidência maior é no câncer de próstata com 29,2%.

Como funciona a Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com câncer (2)

Fonte/Reprodução: original

No mês de outubro conta-se com o outubro rosa, que trata sobre a prevenção do câncer de mama em mulheres, e em novembro ocorre o novembro azul para os homens, que devem realizar o exame de próstata.

Prevenção do câncer de mama

Os sites governamentais explicam que o câncer de mama em si, não tem como ser totalmente prevenido, por conta das células cancerosas que surgem e não podem ser modificadas, porém, existem formas de combater a doença antes de seu surgimento.

Por este motivo, os sites do governo criam artigos que explicam como deve ser feito: é importante saber que um dos fatores de risco que causam o câncer seria excesso de peso, pouca ou nenhuma prática de exercícios, e um consumo exagerado de álcool.

É possível estimar que, através de uma alimentação saudável e atividades físicas, pode-se diminuir em cerca de 28% a probabilidade de desenvolver o câncer de mama. É importante fazer o possível para controlar o peso e sempre evitar ingerir alimentos industrializados. Amamentar é outro fator de proteção contra esse câncer.

Câncer de próstata

Atualmente se comprovou que possuir uma dieta extremamente rica em frutas, verduras, legumes e grãos, que contenham menos gordura, é possível diminuir o risco de desenvolver  câncer na próstata.

Existem outras maneiras de conseguir manter o corpo saudável e prevenir-se contra este câncer, que merecem total atenção, que seria a prática regular de exercícios físicos, sempre manter seu peso de acordo com sua altura, além de deixar de beber e fumar.

O novembro azul é criado como uma maneira de prevenção contra o câncer de próstata. O exame é feito de maneira rápida e servirá para constatar se sua saúde está em ordem.

Como aposentado ou pensionista com câncer pode solicitar Isenção do Imposto de Renda?

Para conseguir isenção do imposto de renda para aposentados e pensionistas com câncer, será necessário que o beneficiário realize o agendamento através do telefone 135, além de entregar o laudo médico que comprove o problema de saúde em alguma agência do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o qual deixará de descontar o imposto nos pagamentos.

Quais doenças podem conseguir a Isenção do Imposto de Renda?

As doenças que garantem a isenção do imposto de renda são a tuberculose ativa, alienação mental, esclerose, neoplastia, cegueira, hanseníase, paralisia, cardiopatia em estado grave, mal de Parkinson, espondiloartrose, nefropatia, hepatopatia, osteíte deformante, AIDS e contaminação por radiação. Todas garantem a insenção, necessitando de laudo médico pericial que as comprove.

Outros artigos

Promoção Ipiranga Ipad na Mão

04/12/2012

Promoção Ipiranga Ipad na Mão

A Ipiranga, uma das maiores redes de postos de combustíveis do Brasil, lançou uma excelente promoção chamada "IPad na Mão", na qual serão sorteados 500 tablets para ...

Frutas que ajudam a emagrecer

12/11/2015

Frutas que ajudam a emagrecer

Conheça as frutas que ajudam a emagrecer. Isso mesmo! Existem algumas frutas que são consideradas aliadas da dieta, portanto, ajudam a eliminar os quilinhos indeseja...

Cigarro: Quais Os Riscos Do Fumo Passivo?

21/09/2009

Cigarro: Quais Os Riscos Do Fumo Passivo?

Infelizmente grande parte da população ainda fazem uso dos cigarros. Tal atitude é prejudicial principalmente para aqueles que são fumantes passivos, ou seja, ac...