25/11 Dia do Doador de Sangue

PUBLICIDADE

Campanhas que incentivam a doação de sangue não param de ser lançadas, os benefícios e o poder de salvar vidas através desse ato de amor é conhecido por todos, mas ainda assim faltam pessoas para doar sangue e salvar vidas.

No dia 25 de novembro se comemora o dia do Doador de Sangue, um dia para lembrar da importância da doação de sangue e reforçar o chamado para as pessoas que podem fazer esse ato de solidariedade para com o próximo, mesmo sem conhecê-lo.

Quem pode ser doador de sangue?

O doador é um voluntário que precisa estar com a saúde boa, ser maior de 18 anos e pesar mais do que 50kg. Para pessoas que querem se tornar doadoras, é necessário que seja dado um intervalo de 3 meses (no caso das mulheres) e 2 meses (no caso dos homens) e então pode doar novamente.

PUBLICIDADE

Pessoas que tiveram hepatite, malária ou portadores de Doenças de Chagas não poderão participar de campanhas de doação de sangue. Há ocasiões em que não se pode doar sangue, são elas: se você gripar uma semana antes da doação, mães que tiveram bebê há menos de 90 dias com parto normal e 180 dias com parto cesariana, mães que amamentam e quem fez sexo sem proteção (no período de 1 ano após o sexo não seguro).

Quem quiser doar sangue não precisa pagar nada e não receberá dinheiro por isso, é um ato voluntário e não remunerado. A coleta do sangue é rápida, dura mais ou menos meia hora e 450 ml de sangue são colhidos, eles não farão falta para você e poderão salvar uma vida!

Como é utilizado este sangue que você doa?

Quando um paciente ferido de acidente chega ao hospital, se ele estiver perdendo muito sangue é necessário fazer uma transfusão para que o sangue seja reposto. Outra utilização é em cirurgias que duram muito tempo e o paciente precisa de sangue para manter a quantidade necessária para o corpo. Há pessoas ainda que sofrem de hemofilia, doença que se manifesta pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, esse tipo de paciente depende e precisa muito de doações sanguíneas.

Mitos sobre doação de sangue

Não há nenhuma comprovação de que doar sangue emagreça ou engorde, há muitos mitos relacionados ao ato de doar sangue, pessoas que falam que com a doação o sangue fica purificado, isso não é verdade! Outro mito é que a doação atrapalharia o desempenho sexual, outro mito. Se você resolver doar sangue uma vez, nada lhe obrigará a manter esse ato constantemente, você pode doar uma única vez na sua vida, sem problemas.

Doar sangue não é uma obrigação, um ato que vicia, muito menos uma forma de ganhar dinheiro. A doação de sangue é um ato de amor e generosidade para com o próximo, seja um parente que precisa ou um desconhecido. Aproveite o dia 25 de novembro e procure um posto de coleta na sua cidade, alguém com certeza vai ficar muito feliz!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.