Saiba como conseguir uma bolsa de estudo para fazer intercâmbio Saiba como conseguir uma bolsa de estudo para fazer intercâmbio

Saiba como conseguir uma bolsa de estudo para fazer intercâmbio

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo e, inclusive, brasileiros. É uma oportunidade única que permite a você aprender…

Por bety em 03/02/2020

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo e, inclusive, brasileiros. É uma oportunidade única que permite a você aprender um novo idioma, conhecer novas pessoas e uma nova cultura, aperfeiçoar na área desejada e ainda enrique o seu currículo. Não é à toa que milhares de jovens e adolescentes buscam essa oportunidade, pois ela pode abrir muitas portas e mudar vidas.

Encontrar uma boa opção de bolsa de estudo para fazer intercâmbio pode não ser nada fácil, no entanto, também não é impossível. Você deve sempre estar antenado nas últimas novidades e notícias sobre bolsas de estudo para intercâmbio, além de seguir todas as dicas interessantes que temos para dar.

É possível ir estudar fora independentemente de sua idade e se você quer saber como, basta conferir a seguir todas as informações!

Dicas para conseguir bolsa de estudo para fazer intercâmbio

Existem várias dicas que você pode seguir para aumentar suas chances de fazer um intercâmbio. Essas dicas podem te ajudar a conseguir uma bolsa de estudo para ir estudar fora, mas lembrando que elas não são uma garantia. Ainda assim, você deve ir tentando pelo máximo de tempo possível, pois somente assim realmente aumentará suas chances.

As dicas para conseguir bolsa de estudo para fazer intercâmbio podem ser seguidas por todas as pessoas, sem restrições. Elas costumam entregar bons resultados em todos os casos. Confira quais dicas separamos a seguir!

Participe do maior número de programas de bolsa que for possível

Se você quer ganhar uma bolsa de estudo para o intercâmbio, a primeira coisa que você tem que fazer – e talvez a mais importante – é se inscrever nos programas de bolsas de estudo para este fim. O ideal é você se inscrever no máximo possível, em todos que encontrar, pois isso aumenta suas chances. Tente quantas vezes você conseguir, mostrando a todos que você realmente tem interesse em uma bolsa de intercâmbio.

Há uma centena de programas para você participar, alguns do governo e outros até mesmo dos países interessados em receber estrangeiros. Você pode encontrar bolsas de estudo para intercâmbio por meio de universidades, fundações e instituições no geral que ofereçam esse tipo de programa. É possível encontrar grande parte dessas bolsas por meio da internet, basta você fazer uma boa pesquisa.

Uma opção de bolsa de estudo para intercâmbio, por exemplo, é o Ciência Sem Fronteiras, um programa desenvolvido e administrado pelo próprio governo brasileiro. O Santander, um dos principais bancos de nosso país, possui o Santander Universidades que engloba um programa de bolsa de estudos para estudar fora do país.

Faça uma carta de motivação

Se você quer mesmo ir estudar fora, deve estar preparado para escrever uma carta de motivação, pois ela é fundamental nesse processo. A carta de motivação nada mais é do que uma redação feita pelo estudante, nesse caso você, com o intuito de provar porque você merece tanto ganhar determinada bolsa de intercâmbio. Geralmente essa carta de motivação é enviada para o organizador do programa e conta muito.

Para escrever a sua carta de motivação, é bom seguir algumas dicas que com certeza farão toda a diferença no resultado. Você deve usar a perfeita ortografia, tendo toda a cautela para não deixar nenhum erro passar, por mínimo que seja. Destaque todas suas qualidades nessa carta de motivação, afinal, você estará convencendo o avaliador que de você é merecedor dessa bolsa de estudos.

A carta de motivação deve ser escrita de acordo com o seu nível no idioma do país para o qual quer viajar. Você deverá ter feito um teste de proficiência e, portanto, o text de sua carta de motivação é mais uma forma de provar sua fluência. Mas não se empolgue tanto, pois não deve ser algo muito longo, no máximo 250 palavras. Evite também exagerar muito ao se elogiar, muito menos invente qualidades apenas para agradar. Evite também ser clichê e informal demais.

Esteja preparado para os formulários

Quem está tentando conquistar uma bolsa de estudos para o intercâmbio deverá também se preparar para preencher muitos formulários em todo o processo, até de fato conseguir a bolsa e viajar.

Como você irá se inscrever em muitos programas, terá que preencher todos seus formulários, escrever diferentes cartas de motivação, reunir a documentação necessário e aguardar os resultados. Será algo constante em sua rotina até você de fato conseguir a sua bolsa.

É bom estar preparado para passar por toda essa etapa. Ela pode ser frustrante, mas no final poderá valer a pena.

Vantagens de fazer um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é algo extremamente vantajoso e que pode mudar a vida de uma pessoa. Você tem a oportunidade de conhecer uma nova cultura e ficar 100% imerso, lidando com um novo idioma durante todo o seu dia. Isso contribui muito para melhorar a fluência e pode abrir portas no mercado de trabalho, afinal não são todos os profissionais que já foram para outro país e conviveram com a língua nativa.

Você tem a chance de modificar sua perspectiva de vida, fazer novas amizades e também conseguir algumas oportunidades de emprego por lá. É claro que, quando terminar o intercâmbio, você terá que retornar ao Brasil. No entanto, pode voltar para o país com então um visto de trabalho. O intercâmbio é uma experiência incrível e se você tiver a chance de vivenciar isso, não abra mão.

Bolsas de Estudos por País: Inscrições Abertas

Alemanha:

Fundação Alexander von Humboldt:

Inscrições até 1 de Março de 2020 – Voltada para profissionais que buscam fazer pesquisas climáticas na Alemanha – Cadastros pelo link https://www.humboldt-foundation.de/pls/web/pub_register.main?p_package=iks&p_lang=en

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD):

Inscrições até 31 de Março de 2020 – Cursos disponíveis voltados para o desenvolvimento econômico. São mais de 40 cursos disponíveis. Para se candidatar, basta acessar o link https://www.daad.org.br/pt/2019/06/14/programa-epos-concede-bolsas-na-area-de-desenvolvimento-sustentavel/

Hertie School:

Inscrições até 1 de Maio ou 1 de Junho (Dependendo do curso desejado) – Cursos voltados para profissionais do setur público brasileiro, visando formatar a excelência no setor público brasileiro. Acesse o link https://www.hertie-school.org/en/study/scholarships/special-focus-scholarships/republica-scholarship/

Austrália:

Inscrições disponíveis durante todo o ano (mas não para bolsas para que brasileiros são elegíveis). As inscrições estão abertas no momento para Bolsas de Líderes Globais da América Latina (Link de inscrição https://scholarships.uq.edu.au/scholarship/latin-america-global-leaders-scholarship), voltada para pessoas que estudam Negócio, Economia e Direito da Universidade. São custeados de 50% a 100% da bolsas pela Latin America Global Leaders Scholarship para até 4 semestre, os valores e tempo de bolsa dependerão do desempenho dos alunos.

Link da página com todos os cursos: https://scholarships.uq.edu.au/future-students

Japão:

Universidade das Nações Unidas:

Inscrições abertas até 28 de Fevereiro. Universidade de Sustentabilidade da UNU para mestrado em sustentabilidade. Auxílio de 120 mil ienes, equivalente a R$4.600 (Cotação atual). Para ser elegido para a bolsa, o candidato não pode ter diploma de mestrado anteriormente.

Inscrições pelo link https://ias.unu.edu/en/admissions/degrees/msc-in-sustainability-2020.html#overview

Reino Unido:

University of East Anglia:

Inscrições até 28 de Fevereiro. A bolsa é voltada para quem deseja estudar programas de mestrado ministrado pela school of international Development. Ainda existem 2 tipos diferentes de bolsa para alunos da América Latina parciais (6 mil libras por ano) que forem aceitos nos programas até 16 de abril. Lista completa dos programas http://www.uea.ac.uk/international-development/postgraduate-taught-degrees

Onde procurar por bolsas de intercâmbio

A melhor forma de procurar por bolsas de intercâmbio é na internet. Você poderá conhecer muitas escolas e fundações que disponibilizam diferentes tipos de bolsas para intercâmbio em centenas de países ao redor do mundo.

Você já pode pesquisar informando o nome da cidade para onde deseja ir, assim sua pesquisa fica segmentada e você só encontrará programas que ofereçam bolsas do seu interesse. Sempre pesquise bastante e participe do máximo de programas possível, assim você tem mais chances de ser aceito pelo menos em um e, caso dê sorte, em outros para poder escolher.

Top