Inscrições abertas para o processo seletivo Senai São Paulo 2012

PUBLICIDADE

Até o dia 9 de novembro, o Senai-SP estará com inscrições abertas para o preenchimento de 32 cursos técnicos gratuitos, em 61 escolas localizadas em 43 municípios do estado de São Paulo. Só na capital do estado serão mais de 1.250 vagas, já na Grande São Paulo serão 413 e no interior 1.242. No total serão disponibilizadas 2.907 oportunidades.

As aulas oferecidas pelo Senai-SP serão de alimentos, automação industrial, calçados, cerâmica, design de móveis, edificações, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, eletrônica, equipamentos biomédicos, fabricação mecânica, impressão gráfica, gráfico de rotogravura e flexografia, impressão offset, instrumentação, logística, manutenção de aeronaves, manutenção automotiva, manutenção mecânica, mecânica, mecânica de precisão, mecatrônica, metalurgia, plásticos, pré-impressão gráfica, química, redes de computadores, refrigeração e climatização, telecomunicações, têxtil, e vestuário.

Os cursos promovem formação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial, e em sua maioria, possuem duração de 1.600 horas, ou seja, dois anos. Para todas as especialidades oferecidas o Senai inclui estágio supervisionado, que é obrigatório para a conclusão do curso.

PUBLICIDADE

Para se inscrever basta acessar o portal da instituição por meio do endereço eletrônico www.sp.senai.br/processoseletivo ou se dirigir as escolas que oferecem os cursos de sua preferência. Os inscritos devem comprovar  até 15 dias antes do início das aulas que cursam o 2° ano do ensino médio. As aulas são ministradas pela manhã, tarde e noite, o horário varia de acordo com a demanda do curso.

Para os interessados nos cursos técnicos do período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do ensino médio ou deve concluí-lo até início do curso do Senai. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para todos os cursos oferecidos pela instituição. Se o curso pretendido for oferecido em mais de um turno o futuro aluno pode se candidatar em mais de uma opção de horário se possuir os pré-requisitos.

Sobre a prova de seleção

Os alunos de cursos regulares gratuitos oferecidos pelo Senai não poderão realizar inscrições nos cursos técnicos. A escola profissionalizante não aceita que o aluno curse mais de uma especialidade por vez, para que outros jovens possam ter a oportunidade de frequentar um curso técnico gratuito.

Mas não basta se inscrever para garantir a vaga no curso. Do dia 18 de novembro ao dia 2 de dezembro, o candidato deve acessar o portal www.sp.senai.br/processoseletivo, selecionar o campo acompanhamento do processo seletivo, preencher os campos solicitados e imprimir a guia de inscrição, onde irá constar a data, o horário e o local da prova.

As questões da prova que será realizada no dia 4 de dezembro terão seu conteúdo baseado no aplicado em sala de aula para alunos do 1° ano do ensino médio. Serão 60 questões para testar o grau de conhecimento do candidato, sendo que de língua portuguesa serão 20 questões, de matemática serão mais 20 questões e ciências da natureza (física, química e biologia), também serão 20 questões. O candidato terá 2h3 para realização da prova.

PUBLICIDADE

No dia seguinte da realização da prova (5 de dezembro), o gabarito será divulgado no site www.sp.senai.br/processoseletivo, a partir das 14h. Já a lista dos aprovados será disponibilizada no mesmo endereço eletrônico no dia 22 de dezembro, às 14h. Os aprovados na primeira chamada deverão efetuar matricula nos dias 22, 23 e 26 de dezembro. Os candidatos suplentes, dias 27 (2º chamada) e 28 de dezembro (3º chamada).

Veja os municípios com inscrições abertas e a quantidade de vagas disponíveis:

Americana – 1 vaga

Araraquara – 6 vagas

Araçatuba – 32 vagas

Araras – 36 vagas

Barueri – 20 vagas

Bauru – 53 vagas

Birigui – 3 vagas

Botucatu – 29 vagas

Campinas – 108 vagas

Capital – 1.252 vagas

Campo Limpo Paulista – 3 vagas

Cubatão – 38 vagas

Diadema – 62 vagas

Franca – 47 vagas

Guarulhos – 20 vagas

Indaiatuba – 32 vagas

Itatiba – 2 vagas

Jacareí – 64 vagas

Jaguariúna – 57 vagas

Jandira – 92 vagas

Jaú – 17 vagas

Jundiaí – 32 vagas

Lençóis Paulista – 63 vagas

Limeira – 45 vagas

Matão – 1 vaga

Mogi Guaçú – 23 vagas

Pindamonhangaba – 32 vagas

Osasco – 40 vagas

Piracicaba – 67 vagas

Presidente Prudente – 69 vagas

Rio Claro – 3 vagas

Santa Bárbara D’Oeste – 17 vagas

Santo André – 31 vagas

Santos – 44 vagas

S. Bernardo do Campo – 144 vagas

São Carlos – 46 vagas

São José do Rio Preto – 32 vagas

São José dos Campos – 98 vagas

Sertãozinho – 6 vagas

Sumaré – 72 vagas

Suzano – 4 vagas

Taubaté – 32 vagas

Votuporanga – 32 vagas

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.