Saiba como adquirir a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Saiba como adquirir a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Isabella Moretti 04/12/2012 Serviços

A PID (Permissão internacional para dirigir) é um documento que permite o cidadão dirigir veículos automotores em território estrangeiro. No Brasil, a licença é chamada erroneamente de Carteira Internacional de Habilitação.

Portando a PID, o condutor pode dirigir tranquilamente em outro país. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Carteira de motorista internacional – Como tirar, quanto custa

O que é a Permissão Internacional para Dirigir?

A permissão para dirigir no Brasil começou a valer em 1968, com a meta de facilitar a comunicação entre o condutor e a autoridade estrangeira. A PID pode ser usada como uma licença para dirigir em vários países, mas não substitui a CNH do território nacional.

A Permissão Internacional para Dirigir tem aproximadamente o tamanho de um passaporte, informa os dados de identificação e também apresenta uma fotografia recente. As informações da licença são escritas em sete línguas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

A Permissão para o brasileiro dirigir no exterior tem  validade idêntica à da CNH. No entanto, ela deixa de valer caso o motorista resolva fixar residência no exterior. Neste caso, é necessário seguir as orientações de cada país para emitir a carteira de habilitação.

Para obter a permissão, CNH não pode estar vencida. (Foto:Divulgação)

Em alguns países, o brasileiro consegue dirigir portando apenas a CNH nacional, mas é importante adquirir a permissão para não passar por apuros. O preço da PID varia de acordo com o estado: Em São Paulo, por exemplo, o valor cobrado no boleto é de 191,95. Já em Pernambuco é mais barato, apenas R$ 40,36.

A PID leva alguns dias para chegar ao endereço do condutor, mas será emitida em formato de livreto A-6, sendo a capa de cor cinza e as páginas internas de cor branca.

Como solicitar a PID?

A PID pode ser solicitada pela internet. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o passo a passo para emitir a permissão internacional para dirigir:

1. O condutor pode escolher entre ir até uma unidade do Detran do estado ou realizar o procedimento pela internet.

2. No ambiente virtual do Detran, é necessário preencher corretamente os campos do formulário e depois clicar na opção ‘Confirmar’.

3. O condutor só vai conseguir emitir o boleto para a licença se a sua Carteira Nacional de Habilitação estiver dentro da validade, caso contrário ele precisará renovar o documento para dar entrada na solicitação da licença novamente.

4. Se o preenchimento do formulário for feito com sucesso, basta imprimir e pagar em uma agência bancária.

5. Com a finalização do processo, a PID será enviada com total segurança e comodidade para o endereço informado.

Veja quais países aceitam a permissão internacional para dirigir no site Denatran.

Veja também: Renovação de CNH

Outros artigos

Eletrodomésticos Consul Para Cozinha

11/06/2010

Eletrodomésticos Consul Para Cozinha

Saiba que os eletrodomesticos da Consul vêm dominando o mercado há muitos anos exatamente porque disponibilizam de qualidade e também eficiência em que os demais...

Forno De Pizza Pré Fabricado

03/09/2010

Forno De Pizza Pré Fabricado

Nada mais prazeroso do que saborear uma deliciosa pizza preparada em casa, não é mesmo? Em função disso, algumas empresas estão investindo na fabricação de forno...