Renovação de CNH

A Renovação de CNH é uma preocupação que todos os condutores devem ter em mente, pois só com o documento legalizado é possível dirigir sem correr…

Renovação de CNH é uma preocupação que todos os condutores devem ter em mente, pois só com o documento legalizado é possível dirigir sem correr o risco de infrações, visto que dirigir sem possuir carteira de habilitação ou estar com ela vencida é crime de trânsito e pode resultar em multas e apreensão de veículo, sem detalhar os riscos que isso representa para o condutor e todos ao redor.

Renovação de CNH. (Foto: Divulgação)

No momento da renovação, caso haja alguma multa vencida, ela deverá ser paga antes de iniciar os procedimentos.

Leia mais: Renovação CNH Poupatempo SP

Renovação de CNH

Para renovar a carteira de motorista no Detran, é preciso acessar o site oficial e preencher um pré-cadastro, escolhendo uma data e horário. A emissão da nova via pode ser solicitada desde 30 dias antes do vencimento da CNH. O documento só será emitido se o pagamento das taxas for realizado adequadamente.

Confira a seguir as etapas para a renovação de CNH:

Exame Médico e Psicotécnico

Para renovar a CNH, é preciso fazer exame médico e psicotécnico. (Foto: Divulgação)

O primeiro procedimento a ser obedecido é a realização do exame médico e psicotécnico, que se tornou mais rígido, além de alguns ajustes aos exames existentes, oftalmológico, auditivo e de reflexo. Foi incluso em 2008 um exame de distúrbio do sono para motoristas de veículos enquadrados na categoria C. Esses exames deverão ser feitos em uma clínica credenciada, a relação você encontra no site do Detran.

Cursos de renovação da CNH

Desde junho de 2005, os motoristas que apresentam a carteira de motorista emitida antes de 1999 precisam renovar de acordo com a proposta do DETRAN, para esses é necessário fazer o curso antes de concluir a renovação.

Leia Também:  Onde Comprar Bicicleta Elétrica

A mudanças nas normas aconteceram devido a exigência de melhor preparo dos condutores, assim eles realizam cursos importantes que não eram obrigatórios na época da emissão da CNH, como Primeiros Socorros e Direção Defensiva.

Algumas pessoas precisam fazer curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. (Foto: Divulgação)

O principal intuito desses cursos é estimular atitudes que evitem acidentes, levantando e discutindo comportamentos que minimizam riscos, visto que as estatísticas apontam 95% dos acidentes como sendo evitáveis: falha humana, falha mecânica e condições das vias.

No curso de Primeiro Socorros, os condutores aprendem desde a sinalização do local do acidente e acionamento de ambulância, até a identificação das condições de possíveis vítimas e os principais cuidados.

Veja também: Curso de Atualização Para Renovação da CNH

Já no curso de Direção Defensiva os condutores aprenderão além de conceitos diversos, como normas de circulação e conduta, infrações e penalidades, receberão também orientações importantes de como evitar acidentes, cuidados na direção e com outros usuários, manutenção do veículo e respeito ao ambiente e convívio social, também será identificado o estado físico e mental do condutor.

Realização do exame

Para renovar a carteira de motorista, faça os cursos e estude as apostilas que englobam o conteúdo que costuma ser cobrado na prova de renovação. O condutor tem a opção de realizar o curso presencial de 15 horas ou se preferir poderá estudar sozinho fazendo o download das apostilas no site do Detran.  O exame é composto por 30 questões e o condutor precisa acertar pelo menos 70% para ser aprovado. O agendamento da prova acontece pelo portal do Detran e pode estar sujeito a tarifa posteriormente.

Trinta dias antes de vencer já é possível solicitar um novo documento. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Agendamento de renovação de CNH SP

Leia Também:  Renovação CNH Poupatempo SP

Depois de passar por todo o processo renovação de CNH, o condutor pode optar por receber o documento por correio ou por retirá-lo pessoalmente na unidade do Detran mais próxima.

 

Top