Saiba como acessar os serviços do Meu INSS

Felipo Bellini 06/09/2021 Economia

Para facilitar a vida de pessoas que desejam entrar com o pedido de aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte e até aqueles que tiveram o pedido negado, deverão acessar o site do governo uma vez que o Meu INSS tenha sido integrado a ele para agilizar a fila virtual que não para de crescer.

É necessário baixar o aplicativo através do celular que é totalmente gratuito tanto para Android quanto IOS ou se preferir acessar o site do governo através do computador. Nesta fila virtual estão cerca de 1,8 milhões de pessoas que aguardam uma resposta. 

Veja como criar uma conta e acessar os serviços do Meu INSS

Muito antes de ser possível acessar qualquer tipo de serviço do Meu INSS, a pessoa interessada deve acessar o site e/ou aplicativo e informar dados como:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Local de nascimento;
  • Nome completo da mãe;
  • Carteira de trabalho.

É muito importante ter consigo a carteira de trabalho porque perguntas com relação à vida de trabalho serão feitas como por exemplo, datas de cada valor recebido de qualquer benefício ou qualquer outro tipo de contribuição realizada, portanto, não esqueça! 

Saiba como acessar os serviços do Meu INSS

Fonte/Reprodução: Meu INSS

Existem mais de 90 serviços aos segurados e há até mesmo uma plataforma que simula a aposentadoria, o tempo que falta e demais consultas por extrato, ainda é possível solicitar o agendamento de perícia para os casos de auxílio-doença, etc.

No Gov.br serviços como Imposto de Renda, PIS/Pasep, consulta de CPF, ter a Carteira de Trabalho e até mesmo a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais e por fim, a inscrição no INSS.

Conheça os bancos que disponibilizam o acesso ao INSS através do Internet Banking

Alguns bancos disponibilizam uma primeira senha de acesso através do internet banking, no qual seria para primeiro acesso online. Portanto, veja aqui quais são esses bancos que oferecem tal serviço:

  • Banco do Brasil > Serviços e escolha a opção Previdência Social para ser possível selecionar e solicitar a senha;
  • Bradesco > Outros serviços e escolha a opção Documentos, posteriormente clique em INSS e cadastrar o NAI;
  • Itaú > Previdência e INSS, cadastre sua senha de acesso através do Portal Meu INSS;
  • Caixa Econômica > Serviço ao Cidadão e posteriormente INSS para ser possível gerar uma senha de acesso;
  • Santander > Outros Produtos, clique em Demais Serviços e NAI;
  • Sicoob > Outras Opções, vá para Previdência Social e clique diretamente em Senha Meu INSS;
  • Banrisul > Serviços, clique em gerar código INSS.

Ao seguir este passo a passo de acordo com o banco em que possui conta, será possível ter acesso ao Meu INSS e solicitar o que deseja.

Como acessar o site Gov.br?

Para conseguir acessar o site Gov.br a fim de ter mais informações sobre o Meu INSS, deve criar primeiro um login e senha. Confira como fazê-lo:

 

  • Primeiro de tudo, acesse o Gov.br;
  • Vá em Crie sua conta Gov.br;
  • Escolha alguma opção dentre as 6 que aparecerão;
  • Preencha o formulário;
  • Vá até os serviços mais utilizados no Meu INSS.

O formulário disponibilizado pelo Gov.br no ato do cadastramento é rápido, porém deve ter atenção ao respondê-lo para que todas as respostas sejam corretas. 

Ainda por esta plataforma é possível solicitar a aposentadoria seja por tempo de contribuição ou idade, urbana ou rural. Confira mais no site Gov.br

Perícia médica 

A perícia médica também pode ser solicitada através da internet, uma vez que é obrigatório passar por todo um pente-fino e não podem de forma alguma deixar que os 30 dias passem, caso contrário, o prazo para este benefício será suspenso e caso 60 dias da convocação sejam ultrapassados os pagamentos serão encerrados.

O principal objetivo das perícias serem realizadas é para evitar fraudes e comprovar a existência de qualquer doença que impossibilite o trabalhador de exercer suas funções no trabalho.

 Para agendar a perícia médica basta acessar o Meu INSS, no qual dá opção de entrada ou solicitar a prorrogação do benefício a ser recebido pelo trabalhador afastado por doença adquirida em trabalho.

Se for a primeira vez que solicitará o auxílio-doença, escolha a opção Perícia Inicial, caso não seja basta acessar a Perícia de Prorrogação se já receber o benefício, e clicar em atualizar. Confira todos os dados e vá em avançar, para que seja possível finalizar a solicitação informe outros dados que serão necessários.

Outros artigos

Site de descontos Ualaa!

11/05/2012

Site de descontos Ualaa!

[caption id="attachment_444101" align="aligncenter" width="450" caption="O site Ualaa! promete descontos arrasadores todos os dias"][/caption] Que tal você acessa...

Como Se Vestir Para Um Casamento

19/06/2011

Como Se Vestir Para Um Casamento

No casamento tudo é importante, ou seja, todo o contexto da cerimônia exige muita atenção, em cada detalhe, e quando o assunto é roupa, não dá para deixar de la...