Sabão em pó x líquido: qual é o melhor?

O sabão em pó é o companheiro das donas de casa, há muito tempo. Com ele, lavam-se roupas e outros tecidos, de forma satisfatória.…

Por Editorial MDT em 02/07/2013

O sabão em pó é o companheiro das donas de casa, há muito tempo. Com ele, lavam-se roupas e outros tecidos, de forma satisfatória. Porém, surgiu no mercado o sabão em versão líquida, prometendo maior eficácia e economia, já que o produto traz os componentes de forma concentrada. Muitas pessoas ainda não sabem ao certo, como escolher o sabão ideal para lavar suas roupas. Afinal, qual é melhor: sabão em pó ou líquido?

Para as roupas ficarem bem limpinhas, qual sabão é o melhor? (Foto: Divulgação)

Sabão em pó x líquido

O tradicional sabão em pó tem uma estrutura concentrada e estável. Portanto, ao diluí-lo em água, a quebra das moléculas pode ser mais difícil, ou seja, é mais fácil diluir sabão líquido, já que ele já tem suas substâncias diluídas. Por este mesmo motivo é que o sabão em pó aumenta as chances de aparecimento de manchas, nas roupas. Quem é que nunca se deparou com elas? Por outro lado, a estabilidade do sabão comum pode ser mais eficaz, na hora de remover sujeiras pesadas. As substâncias agem sobre as manchas, com mais força.

O sabão em pó funciona melhor, caso a sujeira seja pesada (Foto: Divulgação)

O sabão líquido também tem suas vantagens. Em relação às manchas, ele é mais seguro. Como suas substâncias são diluídas, ele não tem o poder limpador tão grande, quanto o do sabão em pó. Por isso, tirar manchas de roupas pode ser mais trabalhoso, com ele. Porém, para roupas delicadas ou com pouca sujeira, ele pode ser a melhor opção, já que irá limpá-las, enquanto ajudará a manter sua cor. Ele é concentrado e, por isso, acaba sendo mais econômico. Dependendo da quantidade de roupas, dentro da máquina de lavar, pode ser complicado conseguir usar a quantidade necessária de sabão em pó, já que o reservatório é pequeno.

Dicas para sabão em pó ou líquido

Os dois tipos de sabão têm pontos positivos e negativos (Foto: Divulgação)

Seja com sabão em pó, líquido, sabão caseiro ou sabão em barra comum, é importante não exagerar na dose, pensando que isso irá fazer com que as roupas fiquem mais limpas. É sempre indicado observar as instruções da embalagem, que orientam, em relação à quantidade.

Para não arriscar-se com manchas nas roupas, prefira diluir o sabão, antes de usá-lo. Da mesma forma, nunca coloque-o, diretamente sobre as peças. É por isso que as máquinas têm o compartimento próprio.

Para se fazer uma pré-lavagem, pode-se usar sabão em pó ou líquido, sem problemas. A dica é diluir o produto na água, colocando-o em maior quantidade do que o normal. Depois, pode-se optar entre mergulhar a peça no recipiente ou aplicar a mistura, sobre as manchas. Deixe agir, durante 15 ou 20 minutos, esfregue bem, retire o excesso (com água) e coloque a roupa, na máquina de lavar.

Top